Dados do Trabalho


Título

O PAPEL DO WHATSAPP NA COMUNICAÇÃO COM A FAMÍLIA NO PROCESSO DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Introdução

O WhatsApp é um aplicativo de troca de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones através da conexão na internet, o qual a maioria das pessoas utiliza como um canal rápido, prático e barato para comunicação, diante disso a equipe da Comissão Intra-Hospitlar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) de um hospital universitário público passou a usar tal aplicativo para comunicação com a família do paciente em diagnóstico de Morte Encefálica (ME) e o objetivo deste resumo busca apresentar a experiência dessa prática.

Material e Método

Relato de experiência.

Resultados

A CIHDOTT solicitou à Direção da instituição um aparelho de celular o qual foi disponibilizado em fevereiro de 2018, passando a ser utilizado o aplicativo. Na reunião da CIHDOTT se definiu que seria realizado um cartão de visitas com o número do celular, sendo entregue durante o primeiro atendimento com a família do paciente em diagnóstico de ME. Os familiares são orientados que podem realizar contato via aplicativo, ou mesmo ligação e mensagem tradicional e que serão atendidos o mais rápido possível pelo plantão. No horário comercial o celular permanece na sala, nos demais fica com o profissional que está no sobreaviso.

Discussão e Conclusões

Com essa prática se percebeu maior facilidade na comunicação com a família, especialmente quando há necessidade de alteração nos horários das etapas do diagnóstico e no esclarecimento de dúvidas, bem como dimensionar o fluxo de visitas e realizar o feedback do processo como um todo. Acredita-se que essa ferramenta possibilita maior interação com a família, otimizando a comunicação e favorecendo o vínculo serviço-família porém, faz-se necessário administrar o volume de mensagens para não parecer invasivo.

Palavras Chave

CIHDOTT; Comunicação; Doação de órgãos

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ - Paraná - Brasil

Autores

Adriana Lemes Gonçalves do Prado, Cláudia Regina de Assis, Cristiane Etél Costa Becker , Elaine Fátima Padilha, Esmilane Cristina de Oliveira de Andrade, Fabiana Severino Kupka , Francislene Aparecida Biederman , Julieta Edilourdes dos Santos Souza, Marcia do Prado Pereira , Maricléia Sauer Neto , Reginaldo Passoni dos Santos , Solange Rogitski