Dados do Trabalho


Título

Complicação rara após transplante de fígado em paciente com bypass gástrico prévio: não esquecer o estômago excluso! Relato de caso e revisão de literatura

Introdução

A obesidade é uma epidemia global, sendo a cirurgia seu tratamento mais eficaz. O bypass gástrico em Y-roux é o procedimento com maior perda de peso, inclusive com redução de comorbidades como a esteatohepatite não-alcoolica (NASH). NASH será provavelmente a principal causa de transplante no futuro.

Material e Método

Reportamos o primeiro caso documentado de úlcera péptica perfurada do estômago excluso após transplante de fígado em paciente com cirurgia bariátrica prévia por obesidade mórbida.

Resultados

Uma paciente de 45 anos, raça branca, sexo feminino, com uma história prévia de bypass gástrico em Y-roux, foi submetida a um transplante hepático por cirrose biliar primária. Paciente havia sido admitida por melena, hematoquezia e hipotensão, sendo submetida à endoscopia digestiva alta normal e a um ultrassom com doppler com hipertensão portal e vasos patentes. Foi transplantada seis dias após com MELD de 33 pontos. Uma semana após o transplante foi tratada com corticoide por rejeição celular aguda moderada. Uma semana após o tratamento desenvolveu abdome agudo evidenciado por pneumoperitônio em tomografia computadorizada. Submetida a laparotomia exploradora que revelou um estômago excluso perfurado, na qual foi realizada uma rafia simples.

Discussão e Conclusões

Relatos de perfuração do estômago excluso em bypass gástrico secundário a úlcera péptica são raros, sendo apenas 29 casos publicados até o momento. Esse caso ilustra as armadilhas de uma rara complicação que é pouco reportada. Tal complicação pode se tornar mais comum conforme aumento do número de pacientes com cirurgia bariátrica submetidos a transplante hepático.

Palavras Chave

Bypass gástrico; cirurgia da obesidade; transplante hepático; perfuração estômago excluso

Área

FÍGADO - Complicações

Instituições

FMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

LUCAS ERNANI, ALLANA CHRISTINA FORTUNATO MACIEL, PIETRO PERDUCA, RAFAEL SOARES NUNES PINHEIRO, DANIEL REIS WAISBERG, FLÁVIO HENRIQUE FERREIRA GALVÃO, EDUARDO GUIMARÃES HOURNEAUX DE MOURA, DENIS PAJECKI, RODRIGO BRONZE DE MARTINO, VINICIUS ROCHA-SANTOS, RUBENS MACEDO ARANTES JUNIOR, LUCAS SOUTO NACIF, LUCIANA BERTOCCO DE PAIVA HADDAD, MARCO AURELIO SANTO, ALICE TUNG WAN SONG, WELLINGTON ANDRAUS, IVAN CECCONELLO, LUIZ AUGUSTO CARNEIRO D´ALBUQUERQUE