Dados do Trabalho


Título

PROPOSTA DO PROTOCOLO DA CAPTAÇÃO DE MÚLTIPLOS ÓRGÃOS ABDOMINAIS E MÁQUINA DE PERFUSÃO

Introdução

Face aos avanços que vem ocorrendo no setor de transplante de órgãos, caracterizar e especificar o processo da retirada dos órgãos abdominais para transplante mostra-se como uma temática bastante importante. Detalhar o passo a passo de todo o desenrolar de uma retirada, sistematizar é uma prioridade para minimizar erros e uniformizar o procedimento. Outro aspecto de extrema relevância é a escassez de literatura pertinente ao procedimento de retirada dos órgãos em ênfase ao papel do enfermeiro e suas atribuições. Objetivo-se propor um modelo de protocolo assistencial para o enfermeiro da captação de órgãos para transplante e máquina de perfusão.

Material e Método

Pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, realizada em Fortaleza, no período de janeiro de 2017 a maio de 2018. Foram observados o trabalho dos enfermeiros em hospital de referência do Ceará.

Resultados

O estudo permitiu a construção de um protocolo, apresentando ações específicas, que permeiam o procedimento de captação, detalhando cada etapa da retirada dos órgãos abdominais com um passo a passo, dinamizando e uniformizando as intervenções, portanto a sistematização das ações do enfermeiro da captação permeando a organização do material e rotinas estabelecidas em check-list, afim de minimizar infecções e aumentar a segurança do procedimento captação.

Discussão e Conclusões

A proposta de um protocolo referente à captação de órgãos abdominais e máquina de perfusão renal para transplante é um modelo de sistematização da assistência com potencial para instrumentar as ações do enfermeiro no programa de captação-transplantes. Assim, os protocolos são fundamentais para orientar a assistência, sendo também uma preocupação das instituições de saúde com a certificação considerando a preocupação com a qualidade em saúde.

Palavras Chave

Captações de órgãos;
Protocolo;

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Hospital Geral de Fortaleza - Ceará - Brasil

Autores

Tomaz Edson Henrique Vasconcelos, Francisca Patrícia Almeida Queiroz, Ivelise Regina Canito Brasil, Celi Melo Girão