Dados do Trabalho


Título

RESULTADOS DO USO DE ENXERTOS HEPÁTICOS GRANDES (LARGE GRAFTS) EM PACIENTES ADULTOS

Introdução

Apesar de rara em casos de transplante hepático adulto, a síndrome large-for-size pode trazer morbidade significativa. Enxertos de tamanho grande, em geral, maiores de 1800 gramas, são tradicionalmente usados com maior cautela devido ao maior risco de complicações pós-operatórias, como disfunção primária de enxerto, insuficiência renal e não-fechamento de parede abdominal.

Material e Método

Estudo retrospectivo de pacientes submetidos ao transplante hepático e que receberam enxertos com peso superior a 1800 g, operados no serviço de Transplante de Fígado e Órgãos do Aparelho Digestivo do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, no período de 2004 a 2018.

Resultados

Foram operados 69 pacientes (54 homens e 15 mulheres), com idade média 50,2 anos. A taxa de retransplante foi de 8,69% (N=6), e a mortalidade em 30 dias foi de 18,8% (N=13). A taxa de disfunção do enxerto e de disfunção renal foram, respectivamente, 28,8% (N=20) e 65,38% (N=45). O tempo de isquemia quente foi de 40,2 minutos (+/-3,6min). Não-fechamento da parede abdominal ocorreu em 5,79% dos casos (N=4). Cerca de 46,3% dos enxertos apresentavam esteatose (N=32), sendo 31,8% (N=22) leve, 5,8% (N=4) moderada e 8,7% (N=6) grave.

Discussão e Conclusões

O uso de enxertos grandes com peso maior que 1800 gramas está relacionado a taxa elevada de disfunção de enxertos e insuficiência renal. A presença de esteatose, mesmo que leve, também é alta. Assim, uma seleção adequada de receptores para tais órgãos se faz necessária para otimização dos resultados.

Palavras Chave

TRANSPLANTE DE FÍGADO
TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS

Área

FÍGADO - Técnica cirúrgica

Instituições

HOSPITAL DAS CLINICAS - FMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

MARISA RAFAELA DAMASCENO LIMA, DANIEL REIS WAISBERG, RAFAEL SOARES NUNES PINHEIRO, MARCOS VINICIUS MONTEIRO LINS DE ALBUQUERQUE, MARCO AURELIO SANTO FILHO, RODRIGO BRONZE DE MARTINO, VINICIUS ROCHA SANTOS, LILIANA DUCATTI LOPES, RUBENS MACEDO ARANTES JUNIOR, LUCAS SOUTO NACIF, LUCIANA BERTOCCO DE PAIVA HADDAD, FLÁVIO HENRIQUE FERREIRA GALVÃO, ANDRE DONG WON LEE, ALICE TUNG WAN SONG, WELLINGTON ANDRAUS, LUIZ AUGUSTO CARNEIRO D´ALBUQUERQUE