Dados do Trabalho


Título

O PROCESSO DE MORTE E MORRER: PERCEPÇÕES DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM

Introdução

A morte faz parte do dia a dia de muitos profissionais de enfermagem, sendo um assunto ainda pouco abordado nas instituições de ensino superior (IES), porém de extrema relevância. Objetivou-se com o estudo, aprofundar o conhecimento acerca desse tema, bem como oferecer e contribuir com resultados relevantes para os acadêmicos de enfermagem, a fim de que tenham subsídios para lidar com a morte e melhorar o atendimento aos pacientes e seus familiares.

Material e Método

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que, após busca nas plataformas BVS e Scielo, apresentou 27 artigos, dos quais, após a leitura do título e resumo, foram excluídos 19 materiais, sendo a amostra final composta por 8 artigos.

Resultados

O despreparo dos acadêmicos de enfermagem é evidenciado através das pesquisas, as quais apontam que cada discente tem uma forma de enfrentar a morte, sendo para alguns mais acessível e natural, enquanto para outros mais traumática e expositiva de seus próprios medos, mesmo que entendam ser um ciclo natural da vida. Os acadêmicos demonstram despreparo para cuidar de pacientes terminais, referindo o sentimento de insegurança em lidar, tanto com a doença, como com os transtornos psicológicos, sociais e espirituais desses pacientes e seus familiares.

Discussão e Conclusões

Fica evidente a importância de integrar o assunto morte nos currículos de graduação em enfermagem de forma transversal no curso, além de discussões que permeiem essas situações de finalidade da vida, bem como o cuidado ao paciente em cuidados paliativos, evitando os sentimentos de frustração por não salvar uma vida. Os estudos demonstram a dificuldade e o despreparo que os estudantes têm em lidar com sentimentos em relação ao tema morte e morrer, manifestando que poucas IES abordam essa temática.

Palavras Chave

Morte Encefálica; Morte; Educação.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade Ritter dos Reis - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Cristiane Aparecida Aguiar, Simone Lysakowski, Kelen Mayer Machado, Jackeline Magalhães Bica, Josmar Antoonio Romanini