Dados do Trabalho


Título

FATORES DECISIVOS NA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: ENTREVISTA COM FAMÍLIAS DOADORAS

Introdução

A doação de órgãos e tecidos possui importante papel social e pessoal, principalmente às famílias que corroboram com o aceite na doação de seus entes queridos. Buscou-se conhecer os fatores determinantes na concordância da doação de órgãos e tecidos, sob a ótica dos familiares dos doadores.

Material e Método

Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado com familiares que aceitaram a doação de órgãos entre os anos de 2015 a 2017, à Organização de Procura de Órgãos (OPO) 1 na Irmandade Santa Casa da Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA). Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semi-estruturada com perguntas abertas e, analisados pela técnica de análise de conteúdo temática junto de interpretação dos relatos à luz da literatura. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da ISCMPA com o parecer de número 2.971.190.

Resultados

A partir das entrevistas realizadas com os familiares, os resultados foram divididos entre as principais categorias, subcategorias e temas a serem destacados como fatores relacionados ao aceite. Como categorias foram selecionados “conhecimento sobre a morte encefálica” e a “vivência do processo de doação”, tendo esta segunda as subcategorias “motivações para a doação”, “luto” e “como estimular a doação?”. Os temas fundamentais que surgiram nas entrevistas, da subcategoria “motivações para a doação”, foram “experiências prévias”, “influência da mídia”, “decisão do doador”, “abordagem da equipe de saúde” e “religião”.

Discussão e Conclusões

É notória a presença de diversos fatores decisivos para o aceite da doação de órgãos e com esse estudo espera-se aprofundar mais sobre esses determinantes, visando propiciar uma melhor experiência às famílias que estão diante de um momento tão difícil.

Palavras Chave

Comunicação; Comunicação em Saúde; Obtenção de Tecidos e órgãos.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação

Instituições

Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Daniela dos Reis Carazai, Ana Amélia Antunes Lima, Kelen Mayer Machado, Simone Lysakowski