Dados do Trabalho


Título

REJEIÇÃO CRÔNICA AO TRANSPLANTE RENAL

Introdução

O transplante renal é considerado a melhor alternativa terapêutica quando se trata de insuficiência renal crônica. Além de prolongar a sobrevida, há um aumento na qualidade de vida dos pacientes transplantados. Apesar de ter havido um grande avanço nas técnicas de transplante de órgãos, a rejeição continua sendo um obstáculo a ser enfrentado diante desse procedimento. Assim, a compreensão sobre os mecanismos imunológicos associados ao processo de rejeição se faz imprescindível para o desenvolvimento de novos imunossupresores.

Material e Método

Trata-se de uma revisão bibliográfica, através de artigos e conteúdos digitais.

Resultados

Há uma grande complexidade na rede de interações celulares e humorais quando se fala de rejeição. Sabe-se que os linfócitos T apresentam um papel central nesse processo, desde a identificação, reconhecimento e mediação de resposta celulares e humorais. Diante disso, os mecanismos efetores responsáveis pela rejeição ainda não foram esclarecidos. Pode ser diagnosticada através de biópsia percutânea com agulha.

Discussão e Conclusões

A rejeição é um problema que diminui drasticamente o sucesso do transplante, além de afetar diretamente o paciente. Há muitos estudos a serem desenvolvidos e aprimorados, como é o caso dos imunossupressores, além de novos protocolos e agentes para indução de tolerância específica a antígenos de enxertos.

Palavras Chave

Rejeição; imunosupressão; transplante; rins

Área

RIM - Rejeição Aguda

Instituições

PUCRS - Rio Grande do Sul - Brasil, UFCSPA - Rio Grande do Sul - Brasil, UFRGS - Rio Grande do Sul - Brasil, UNISINOS - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Alex Gomes Rocha, Júlia Cachafeiro Réquia, Carolina Santos Bartholomay, Gabriela Santos Marinho, Larissa Lemos Karsburg, Amanda Acauan Aquino, Caio Seiti Okabayashi, Daniela Reis Carazai, Laura Motta Bellan, Samantha Brum Leite, Daniela Santos Boeira, Carina Tarcitano Carneiro, Fabrício Dhiemison Santos, Nathália Fritsch Camargo, Clotilde Druck Garcia