Dados do Trabalho


Título

INCLUSÃO DA MÍDIA NO PROCESSO DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Introdução

O processo de doação de órgãos/tecidos gera movimentação na instituição de saúde o que chama atenção da imprensa, porém algumas informações noticiadas não correspondem com os fatos, ou mesmo não possuem autorização da família, diante disso a equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), em conjunto com a assessoria de imprensa, de um hospital universitário público criaram um termo autorização para divulgação de dados para imprensa e este resumo apresentar tal experiência.

Material e Método

Relato de experiência.

Resultados

No ato da entrevista familiar para doação de órgãos/tecidos, após o consentimento, é oportunizada para a família a possibilidade da divulgação do ato da doação na imprensa. A família pode optar por quais dados deseja autorizar: nome; idade; causa da morte; órgãos/tecidos doados; contato para entrevistas. Após assinatura do termo, os dados são repassados para a assessoria de imprensa para que providencie o contato com a imprensa local.

Discussão e Conclusões

A criação do termo, que fica junto com os documentos necessários para a entrevista familiar, faz com que a equipe da CIHDOTT não esqueça de oportunizar à família a divulgação da doação, fato que contribui para a promoção dessa causa nobre entre a população. Além disso, essa prática permite que a instituição paute a imprensa sobre a notícia correta a ser divulgada o que torna o processo ainda mais confiável. Quando não há autorização de divulgação da doação a assessoria da instituição não pauta a imprensa, mas se for procurada apenas se limita a informar que não pode comentar o caso, pois não há autorização familiar.

Palavras Chave

CIHDOTT; Doação de órgãos; Mídia

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ - Paraná - Brasil

Autores

Adriana Lemes Gonçalves do Prado, Cláudia Regina de Assis, Cristiane Etél Costa Becker , Elaine Fátima Padilha, Esmilane Cristina de Oliveira de Andrade, Fabiana Severino Kupka , Francislene Aparecida Biederman , Julieta Edilourdes dos Santos Souza, Marcia do Prado Pereira , Maricléia Sauer Neto , Reginaldo Passoni dos Santos , Solange Rogitski