Dados do Trabalho


Título

Caracterização dos pacientes diagnosticados com Febre Amarela e inscritos em lista de Transplante de Fígado em uma Instituição Pública de Saúde em São Paulo/SP.

Introdução

Entre dezembro de 2017 e abril de 2018, milhares de pessoas foram infectadas e diagnosticadas com Febre Amarela (FA) no Estado de São Paulo/SP. O Transplante de Figado (TF)em casos de hepatite fulminante na febre amarela eram inéditos no mundo, até ocorrer o primeiro caso em 30.12.2017 no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Material e Método

Estudo empírico, transverso, do tipo retrospectivo e epidemiológico, realizado em uma Instituição Pública de Saúde de grande porte localizada na cidade de São Paulo/SP.

Resultados

No período de 29.12.17 e 24.03.18 foram inscritos em lista de TF 26 pacientes com diagnóstico de FA. Com predominância do sexo masculino (84,6%), a população estudava apresentava idades entre 16 e 63 anos (média de 37 anos) e 20 pacientes (77%) residiam na Região Metropolitana de São Paulo/SP. O MELD apresentou uma média de 39. Em todos os casos os pacientes foram priorizados como Hepatite Fulminante, autorizados pela Central de Transplantes Estadual. Dos 26 pacientes, 2 (7,7%) foram removidos de lista por Função Hepática Recuperada; 8 (30,8%) foram submetidos ao transplante, destes 2 foram reinscritos, priorizados e retransplantados. Ao final, foram 21 óbitos (80,77%) entre os inscritos em lista e transplantados. Seguem em acompanhamento ambulatorial 3 transplantados (37,5%).

Discussão e Conclusões

O TF em pacientes diagnosticados com FA foi realizado pela primeira vez no mundo em 30.12.17, na cidade de São Paulo, intervenção discutida entre os cirurgiões mais experientes, visando os resultados quanto a sobrevida, custos e tratamentos conservadores. A população aqui apresentada é diversa quanto à idade, porém se torna homogênea quanto aos primeiros sintomas apresentados, evolução da doença e desfecho dos casos.

Palavras Chave

febre amarela, transplante de fígado

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Juliana Marquezi Pereira, Luciana Severo Brandão, Ligia Maria Dal Secco, Marlene Oliveira Duarte, Flávia Regin Cocuzza das Eiras, Valdecy Miranda Barbosa, Vanessa Borges Santana Inoue, Luiz Augusto Carneiro D'Albuquerque