Dados do Trabalho


Título

DENGUE EM TRANSPLANTADOS RENAIS: SÉRIE DE CASOS EM UM GRANDE CENTRO DE BELO HORIZONTE-MG

Introdução

A dengue é uma doença endêmica de grande importância no território brasileiro, uma vez que é responsável por grande morbi-mortalidade. Apesar de grande prevalência, dados sobre a evolução dessa doença na população específica de transplantados renais são ainda escassos na literatura.

Material e Método

Estudo observacional do tipo série de casos, incluídos pacientes transplantados renais diagnosticados com dengue no hospital Santa Casa de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Resultados

No período de 1º de abril a 27 de abril de 2019, foram diagnosticados 5 casos de pacientes transplantados renais com dengue, sendo 2 deles por teste de antígeno NS1, 2 por sorologia IgM e 1 por ambos os testes. Dos 5 pacientes, 4 eram do sexo feminino (80%) e a média de idade foi 42,4 anos. O esquema de manutenção da imunossupressão com tacrolimo, micofenolato sódico e prednisona foi o único usado, com necessidade de suspensão temporária do micofenolato sódico em 2 pacientes devido a leucopenia grave. Sintomas clássicos como febre, mialgia, artralgia e cefaleia estiveram presentes em 4 pacientes, sendo que em um deles o sintoma mais importante foi, no entanto, dor em membros inferiores. Somente 1 paciente não apresentou quadro clássico, intercorrendo apenas com diarreia. Disfunção do enxerto renal ocorreu em 60% dos pacientes, mostrando-se transitória em 100% das vezes. O tempo médio de internação foram 3 dias e todos tiveram evolução satisfatória.

Discussão e Conclusões

O diagnóstico e manejo da dengue nos pacientes transplantados renais se torna desafiador, devido às particularidades relacionadas à imunossupressão e às manifestações clínicas nesssa população.

Palavras Chave

Dengue, transplante renal

Área

RIM - Complicações

Instituições

Hospital da Santa Casa de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Autores

Ana Carolina Guedes Meira, Sylvia Aparecida Dias Turani, Livia Caetano Vasques, Thais Paiva Torres, Silvana Maria Carvalho Miranda, Pedro Augusto Macedo de Souza