Dados do Trabalho


Título

Classificação do score de funcionalidade e sua comparação entre os tipos de órgãos em pacientes de um programa de transplantes de órgãos sólidos.

Introdução

Transplante de órgãos e tecidos é uma opção segura e eficaz, determinando melhora na expectativa de vida. Há complicações no pré operatório relacionadas a doença de base e inúmeras internações e no pós operatório relacionadas à complicações cirúrgicas, imunossupressão e longa permanência em hospitais ocasionando uma piora da funcionalidade. Acompanhamento desses pacientes pela fisioterapia torna-se fundamental a fim manter a funcionalidade. Foi comparado o status funcional dos pacientes de acordo com cada órgão.

Material e Método

Estudo retrospectivo de 2017 a 2018 de pacientes do programa de transplante de órgãos internados. Coletado dados demográficos e realizada avaliação da funcionalidade através da MIF (medida de independência funcional)prévia, inicial e final à internação, comparado os achados entre os tipos de transplante de acordo com cada órgão (renal, hepático, cardíaco, pulmonar). Considerado nível de significância de 5%

Resultados

Entraram no estudo 64 pacientes, idade mediana de 57 anos, sendo 69,7% do sexo masculino.Tempo de internação variou entre 2 a 139 dias com 11,8% de óbitos. 29,4% pacientes atendidos estavam em fase pré-transplante e 70,6% em pós-transplante e os tipos de transplante observados foram hepático 38,2%, cardíaco 22,1%, renal 22,1% e pulmonar 11,8%. Média das MIFs prévia, inicial e final: cardíaco:124, 119 e 122; pulmonar:123, 117 e 122; renal:120, 101 e 117; hepatico:107,95 e 100, com p=0,123.

Discussão e Conclusões

O conhecimento da funcionalidade do paciente de acordo com cada órgão nos trás conhecimento para elaboração de protocolos mais específicos, é observado um pior score de funcionalidade nos pacientes hepáticos e todos saem melhor do que entraram, portanto a fisioterapia atua no restabelecimento do paciente em sua vida social e laboral.

Palavras Chave

funcionalidade, transplante, fisioterapia

Área

MULTIDISCIPLINAR - Fisioterapia

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

Elaine Cristina Pereira, Vanessa Takakura Okada, Michele Dias Lucena Sevarolli, Thais Melatto Loschi