Dados do Trabalho


Título

DESFECHO DAS AVALIAÇÕES MULTIPROFISSIONAIS DE DUPLAS PARA TRANSPLANTE RENAL INTERVIVOS

Introdução

O transplante renal intervivos (TRIV) ocupa importante papel na transplantação renal tanto pela superior meia-vida do enxerto como pela importante desproporção entre demanda e procedimentos realizados. A equipe multidisciplinar de transplantes tem atuação decisiva na dinâmica de avaliação de duplas para TRIV.

Material e Método

Neste estudo, investigou-se o desfecho das potenciais duplas para TRIV. As informações foram obtidas através do protocolo de atendimento dividido em Fase I (Atendimento clínico), Fase II (Avaliação laboratorial), Fase III (Avaliação Psicológica) e Fase IV (Avaliação Cirúrgica) no período 01/2017 a 31/03/2019. Todos os pacientes foram atendidos em consultas médicas e de enfermagem, incluindo psicólogas aos que chegassem a Fase III. No período estudado, foram avaliadas 257 duplas para TRIV com compatibilidade ABO.

Resultados

Após o processo, 99(38,6%) foram transplantados, 53(20,7%) estavam em preparo para TX, 40(15,5%) apresentaram prova cruzada positiva; em 31(12%), houve desistência do doador, 4(1,5%) receptores foram transferidos a outro serviço, 10 pacientes(3,9%) faleceram durante o preparo, em outros 10(3,9%) houve contraindicação clínica do doador , em 7(2,7%), contraindicação clínica do receptor e 3(1,2%) receptores desistiram do transplante.

Discussão e Conclusões

Concluiu-se que equipe multiprofissional bem envolvida no processo do preparo para TRIV foi capaz de efetivar transplante ou ficou próximo de fazê-lo em mais da metade das duplas investigadas (59,3%). Como principais causas de não efetivação dos TRIV, estão a incompatibilidade por prova cruzada e a desistência de doadores. Tais fatos miram para soluções alternativas aos transplantes de pacientes sensibilizados e maior detalhamento nas avaliações psicológicas de doadores.

Palavras Chave

Prova Cruzada; Transplante Renal; Intervivos

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Alocação

Instituições

CLINICA HEPATO - São Paulo - Brasil

Autores

MARCIO MORENO PAREDES, ALINE MAGALHÃES ROCHA, LEON ALVIM SOARES, GRAÇA MARIA MARINO TOTARO, RENATA POSSI, MARIA CECÍLIA STEFANINI, BRUNA MOLINA OLIVEIRA, MARCELO PEROSA