Dados do Trabalho


Título

FATORES ASSOCIADOS À QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES ADULTOS PÓS TRANSPLANTE RENAL EM UM HOSPITAL DE GRANDE

Introdução

A Doença Renal Crônica (DRC) tem alto índice de morbimortalidade sendo caracterizada por comprometimento renal que cursa de forma insidiosa, silenciosa e irreversível e o transplante renal destaca-se como um método de terapia renal substitutiva que oferece melhor qualidade de vida ao DRC. Objetivo: Com o aumento do número de pacientes transplantados e necessidade de avaliação da percepção dos pacientes sobre mudança na qualidade de vida este estudo objetivou descrever as mudanças na qualidade de vida dos pacientes submetidos ao transplante renal.

Material e Método

Trata-se de um estudo descritivo com método quantitativo acerca da mudança na qualidade de vida dos pacientes após transplante renal em acompanhamento ambulatorial na instituição do estudada.  A coleta de dados aconteceu durante a consulta de enfermagem no ambulatório através da aplicação de um questionário semi-estruturado face a face. Foi aplicado Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Foi realizada analise descritiva no programa   Statistical Package for Social Sciences

Resultados

Os resultados deste trabalho mostraram predomínio de pacientes do sexo masculino, casados e em idade produtiva, todos os pacientes que compuseram a amostra relataram que tiveram atividades restauradas após o processo de transplante.

Discussão e Conclusões

Compreender melhor os fatores relacionados a qualidade de vida do paciente transplantado podem contribuir significativamente para que as instituições invistam em aperfeiçoamento da equipe multidisciplinar para melhor adesão do paciente ao tratamento com vistas a reduzir as possibilidades de rejeição, complicações de modo a melhorar asobrevida deste paciente.

Palavras Chave

Qualidade de vida, transplante renal

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Santa Casa de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Autores

Kenia Fernanda Oliveira, Danielle Resende Paula, Gabriella Pires Tarcia, Marina Ferreira Oliveira, Raquel Caldeira Brant Santiago, Pedro Augusto Macedo Souza