Dados do Trabalho
Título
TRANSPLANTE RENAL PEDIÁTRICO: COMPREENSÃO DOS ALTOS NÚMEROS E SUGESTÕES DE REDUÇÃO
Introdução
O transplante renal é a melhor escolha para o tratamento da doença renal crônica terminal, gerando melhor qualidade de vida, custo benefício e redução da mortalidade em comparação à diálise. O tempo de espera influencia no desenvolvimento físico-psicológico do paciente pediátrico, além de aumentar o risco de hipersensibilização. Assim, é fundamental a avaliação dos fatores para os altos números da lista de espera (LE) de transplante renal pediátrico (TRP), assim como de possíveis ações de melhoria.
Material e Método
Revisão integrativa da literatura, através das bases de dados PubMed, LILACS e Scielo. MeSH Terms: “Kidney Tranplantation” ou “Renal Transplantation”, “Pediatric” e “Waiting List” ou “Waitlistinig”. Filtros: 1. Ano: 2008-2018; 2. Português, inglês e espanhol; 3. Acesso integral. Foram incluídas obras que discorriam acerca dos fatores envolvidos na manutenção da LE para TRP e formas de ação para sua diminuição.
Resultados
Relatou-se 7 problemas para a manutenção da LE e 12 possíveis soluções. Problemas mais citados: 1. Escassez de recursos humanos, materiais e financeiros, visto que há relação entre o PIB e a taxa de transplantes; 2. Prioridade pediátrica diminui doação intervivos, gerando menor taxa de transplante. Soluções mais citadas: 1. Melhor utilização de órgãos advindos de morte circulatória; 2. Compatibilidade HLA: aumentar abrangência ou diminuir chances de sensibilidade no retransplante?
Discussão e Conclusões
Há diversas possibilidades de redução da LE de TRP. Contudo, falta estudo detalhado acerca das possibilidades, impedindo que ações possam ser implementadas imediatamente. São necessários, portanto, novos estudos a respeito das temáticas discutidas nessa revisão.
Palavras Chave
Transplante Renal Pediátrico; Lista de Espera; Gestão em Saúde
Área
RIM - Registros/Resultados do Centro
Instituições
Universidade Federal de Rondônia - Rondônia - Brasil
Autores
Marcelo Regis Lima Corrêa, Graziele Silva de Melo, Bruno Charliton Gallina Brito, Vanessa Dantas de Andrade, Renata Gonçalves Santos, Laila Gabriely Souza Mota, Brenda Karine Souza da Silva, Alessandro Prudente, Andresa Tumelero