Dados do Trabalho


Título

AÇÃO EDUCATIVA E DE SENSIBILIZAÇÃO NO CONTEXTO DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS JUNTO À COMUNIDADE ACADÊMICA

Introdução

Para ocorrer a doação de órgãos necessita-se do consentimento da família do doador, logo os valores e conhecimentos da família, acerca do processo de doação de órgãos, influenciam diretamente a tomada de decisão e concretização da doação. Objetivo: Descrever a experiência da realização de uma ação de sensibilização para a comunidade acadêmica sobre o processo de doação de órgãos e tecidos.

Material e Método

A ação faz parte do projeto de extensão realizado em uma universidade pública. Os participantes do estande recebiam uma senha com numeração alta e atravessavam, individualmente, um túnel construído com tecidos e armações. Dentro deste, haviam estações com mensagens que informavam que a senha representava posição na lista de espera por um órgão, abordava sobre a importância de comunicar a família do desejo de ser um doador e o número atual de pessoas em lista de espera. Ao final do túnel recebia informação que seu número não havia sido contemplado.

Resultados

Ao final da dinâmica os participantes preencheram um instrumento de avaliação do estande por escala hedônica. Por meio desta pode-se contabilizar a participação de 558 pessoas, das quais 437 (78,3%) consideraram o estande como “ótimo”, 88 (15,7%) como “muito bom”, 29 (5,2%) como “bom”. Dentre as sugestões a que obteve maior destaque foram às relacionadas à inclusão de recursos de imagem e comentários ressaltando a importância de mais ações como esta para sensibilização.

Discussão e Conclusões

Além de promover diálogo sobre o tema percebe-se a capacidade que ações como esta tem em sensibilizar as pessoas, que saíram motivadas a falar sobre o assunto e de comunicar seu desejo de ser doador à família. As alunas adquiriram conhecimento sobre o processo de doação e desenvolveram habilidade de comunicação.

Palavras Chave

Obtenção de órgãos e tecidos
Transplantes
Enfermagem
Conscientização

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação

Instituições

Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

Heloisa Costa, Aline Lima Pestana Magalhães, Neide da Silva Knihs, Laísa Fischer Wachholz, Isabela dos Santos Wolter, Sibele M Schuantes Paim, Fernanda Lunardi, Michele Cristina Pires Semeão , Juliana Santos, Laura Cavalcanti de Farias Brehmer