Dados do Trabalho


Título

Comunicação de más notícias: um desafio para os profissionais de saúde?

Introdução

A má notícia é configurada como uma informação que envolve mudança drástica e negativa na vida da pessoa. A comunicação torna-se algo essencial no desenvolvimento das relações humanas. No âmbito da saúde e mais especificamente no contexto hospitalar, comunicar más notícias a pacientes e seus familiares é uma das mais difíceis e importantes tarefas com que se deparam as equipes de saúde e, principalmente, os médicos. A despeito de sua importância, a comunicação de más notícias continua a ser uma problemática constante nos ambientes de saúde, no qual muitos profissionais ainda carecem de informação e preparação necessárias para lidar com tais essas situações.

Material e Método

Foi realizada uma revisão narrativa de literatura. O período da seleção dos dados ocorreu entre os meses de junho a setembro de 2018.Em seguida houve a análise do material pesquisado e a articulação com recortes das narrativas dos familiares contidas na Pesquisa de Doutorado intitulada “Doação de órgãos e tecidos para transplantes: recortes teóricos e versões familiares sobre a recusa”.

Resultados

Ocorreu a partir de leituras recorrentes do material selecionado e das narrativas dos familiares relacionadas à comunicação profissional sobre o diagnóstico de morte encefálica.

Discussão e Conclusões

Os profissionais encaram a situação da comunicação de más notícias não só como um momento permeado por aspectos negativos que exige grande esforço, como também um fracasso. Com isso, torna-se fundamental que os profissionais de saúde estejam bem instrumentalizados e atualizados no que se refere à comunicação em situações críticas, a fim de evitar a fragmentação do cuidado.

Palavras Chave

Comunicação de más notícias, notícias difíceis, comunicação, comunicação de más notícias e o profissional de saúde.

Área

MULTIDISCIPLINAR - Psicologia/Serviço Social

Instituições

ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA - Bahia - Brasil

Autores

ADELLY MENNA OLIVEIRA BATISTA, MARIA CONSTANÇA VELLOSO CAJADO