Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR PRÉ TRANSPLANTE HEPÁTICO: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Introdução

A avaliação multidisciplinar pré transplante constitui-se como importante ferramenta na construção de saberes no processo de tratamento junto ao paciente e familiares. Nesse contexto, a educação em saúde adquire importante espaço, uma vez que o profissional de saúde assume papel de educador, abordando a temática do tratamento transplantador, desmitificando crendices populares e trabalhando projeto de vida. O presente estudo visa destacar a importância da atuação multidisciplinar na avaliação pré transplante.

Material e Método

Estudo descritivo do tipo relato de experiência da atuação da Equipe de Transplante em um Hospital Privado no Distrito Federal - DF

Resultados

Observa-se que os pacientes e familiares, se sentem mais acolhidos quando são acompanhados de forma integral, ocorre o fortalecimento de vínculos entre paciente-família-equipe, diminuindo assim, medo, ansiedade e extinguindo superstições, crendices, insegurança, questões provenientes do desconhecimento do tratamento.

Discussão e Conclusões

A equipe multidisciplinar, na condição de educadores em saúde, exercem importante contribuição com a formação do conhecimento dos pacientes em avaliação para transplante. Para tanto, lança mão e retoma a discussão do processo saúde-doença e seus desdobramentos como eixo fundamental no planejamento de práticas educativas, a articulação de abordagens pedagógicas no quotidiano de seu trabalho na perspectiva da promoção de saúde em conformidade com as necessidades em geral e de saúde. Essas abordagens se revelam durante os atendimentos e alta estruturada, qual estimulam, o autocuidado e protagonismo no tratamento, sendo relevante o caráter avaliativo e interventivo da equipe multidisciplinar no pré e pós transplante.

Palavras Chave

Transplante; Multidisciplinar

Área

MULTIDISCIPLINAR - Psicologia/Serviço Social

Instituições

Hospital Brasília - Distrito Federal - Brasil

Autores

Thayna Rani Oliveira Silva, Gislaine Aparecida Amaral de Albuquerque, Thais Gladys de Souza Fagundes, Maiara Casarim Fontes