Dados do Trabalho


Título

PERFIL DAS RECUSAS FAMILIARES NA DOAÇÃO DE MÚLTIPLOS ÓRGÃOS E TECIDOS NOS HOSPITAIS DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA OPO MARINGÁ/PR, EM 2018.

Introdução

Em 2018 os hospitais da OPO Maringá realizaram 182 entrevistas familiares para doação de órgãos e tecidos, obtendo 48 negativas, o que representa uma taxa de recusa de 26,37%.

Material e Método

Levantamento quantitativo, descritivo do perfil das entrevistas com recusa familiar, potencial doador de Morte Encefálica, em 100% dos prontuários com negativa para doação, nas entrevistas realizadas nos hospitais da área de abrangência da OPO Maringá, em 2018.

Resultados

Foram analisados os 48 prontuários, cujas entrevistas resultaram em recusa familiar, sendo possível observar os seguintes aspectos: a maioria dos potenciais doadores pertencia ao sexo masculino 60,41%, e ficaram em média 02 dias sob cuidados hospitalares intensivos; Quanto à idade, 10,41% dos pacientes se encontravam na faixa de 0 a 19 anos, 37,5% na faixa de 20 a 59 anos, e 52,08% na faixa superior a 59 anos, sendo a menor idade 01 ano e 8 meses e a maior idade 86 anos. Relativo ao estado civil, evidenciou-se uma maioria de casados, 66,7%, seguido por solteiros, 25%, viúvos, 6,3%, e divorciados, 2,1%. A tomada de decisão, no caso a recusa para doação, foi de responsabilidade de: 39,58% filhos, 33,33% cônjuge, 18,75% pais, 4,16% irmãos e 4,16% outros. A média de tempo entre o fechamento do Protocolo de ME e horário da entrevista foi de 6h18, sendo 60,4% das entrevistas realizadas no mesmo dia do fechamento do protocolo. Do total de entrevistas, 56% foram realizadas no período noturno.

Discussão e Conclusões

Foi possível identificar o perfil das entrevistas com recusa familiar, o que poderá contribuir para o planejamento de estratégias que privilegiem não somente a doação, mas sim aprimorar o acolhimento e atendimentos das necessidades das famílias que se encontram fragilizadas pelo processo de luto.

Palavras Chave

Morte encefálica, Doação de órgãos, entrevista; recusa.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

OPO Maringá - Paraná - Brasil, SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO PARANÁ - Paraná - Brasil

Autores

MARCELA BATTILANI BELO, REGIMARA ANJOS, GISLAINE FUSCO DUARTE, PATRÍCIA MICARELLI PEREIRA, ARLENE TEREZINHA BADOCH CAGOL