Dados do Trabalho


Título

CARACTERIZAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS ACERCA DOS ASPECTOS BIOÉTICOS NO PROCESSO DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTES

Introdução

Objetiva-se caracterizar as dissertações e teses disponíveis no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que abordem a bioética no processo de doação de órgãos.

Material e Método

Trata-se de uma pesquisa bibliométrica. A coleta de dados ocorreu em abril de 2019, com as palavras-chaves: Bioética, Morte Encefálica, Doação e "Obtenção de Tecidos e Órgãos",foram incluídos trabalhos que possuíam resumos completos e apresentavam o termo bioética nos descritores, título ou resumo. A análise crítica foi à luz dos indicadores:nível acadêmico,título,local do estudo,ano de publicação,formação do autor,desenho metodológico e temática.

Resultados

Dos 33 trabalhos encontrados,apenas 7 estavam de acordo com os critérios de inclusão,sendo 6 eram do mestrado e 1 do doutorado.Entre os locais de defesa destacam-se Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais com 2 publicações, seguido com 1 trabalho o Centro Universitário São Camilo,Universidade Federal de Mato Grosso,Pontifícia Universidade Católica do Paraná,Universidade de Brasília e Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Os anos de publicação foram de 2014 a 2018 com 2 publicações em 2015 e 2016.Haviam 2 trabalhos na área do direito,da medicina,da psicologia e 1 da biomedicina,3 eram documentais,1 era levantamento bibliográfico e documental,1 pesquisa análise documental e qualitativo,1 pesquisa quantitativa e 1 pesquisa de revisão narrativa.Das temáticas abordadas:3 eram Comércio de órgãos,2 ME,1 doação de órgão e 1 doação intervivos

Discussão e Conclusões

As teses e dissertações no país sobre a temática são multidisciplinares, com metodologias variadas. Embora a bioética seja a base desse processo delicado e complexo, as investigações ainda são limitadas se considerada a relevância do tema.

Palavras Chave

Bioethics, Tissue and Organ Procurement

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação

Instituições

Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Ágata Nunes Brito, Marcelo José dos Santos