Dados do Trabalho


Título

FORMULÁRIO DE TRIAGEM DE POTENCIAL DOADOR PÓS PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Introdução

Após a morte circulatória o paciente pode ser doador de tecidos, caso não apresente contraindicações para tal. A avaliação das contraindicações é realizada pelo Banco de Olhos (BO) com base nas informações repassadas pela equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), com vistas a padronizar a coleta e o repasse das informações ao BO foi criado um roteiro de triagem e esse resumo busca apresentar tal roteiro.

Material e Método

Relato de experiência.

Resultados

O roteiro foi criado em fevereiro de 2018, sendo constituído por um campo destinado aos dados de identificação do paciente; data, hora e causas do óbito; itens que contraindicam absolutamente a doação. Na sequência estão presentes os dados referentes ao encaminhamento ou não do paciente ao serviço de verificação de óbitos; os dados para o cálculo e avaliação da hemodiluição; os dados relacionados a infecção tais como: exames de sangue; culturas e uso de antibióticos; hipertermia e hipotermia; investigação de doenças infectocontagiosas; fatores de risco de sangramento e um campo para observações relevantes. Esse roteiro é preenchido e enviado ao BO o qual validará ou não o paciente como potencial doador e então a equipe da CIHDOTT procede a entrevista para doação, se for o caso.

Discussão e Conclusões

O roteiro criado permite que o plantão da CIHDOTT se atente para todas as informações relevantes do paciente para repassar ao BO e com isso a validação ocorra com segurança. Se observa que existem alguns pontos de melhoria quanto padronização de validação no caso de pacientes com plaquetopenia e alterações de leucócitos e bastonetes em pacientes vítimas de traumas graves recentes, mas esses itens estão sendo ajustados entre a CIHDOTT e o BO.

Palavras Chave

CIHDOTT; Potencial doador;

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ - Paraná - Brasil

Autores

Adriana Lemes Gonçalves do Prado, Cláudia Regina de Assis, Cristiane Etél Costa Becker , Elaine Fátima Padilha, Esmilane Cristina de Oliveira de Andrade, Fabiana Severino Kupka , Francislene Aparecida Biederman , Julieta Edilourdes dos Santos Souza, Marcia do Prado Pereira , Maricléia Sauer Neto , Reginaldo Passoni dos Santos, Solange Rogitski