Dados do Trabalho


Título

Implantação de Sistema de Biovigilância em uma Organização de Procura de Órgãos do Noroeste Paulista

Introdução

O funcional e diferenciado sistema que envolve os profissionais do processo doação – transplante / uso terapêutico de células, tecidos e órgãos exige um elevado grau de vigilância e controle a ser aplicado nas diferentes fases dos processos. A Biovigilância monitora todo o ciclo terapêutico, e na doação não é diferente, considera-se o pressuposto de garantir rastreabilidade, confidencialidade das informações prestadas, cultura de segurança e não punição. O objetivo deste trabalho é descrever ações implementadas em uma OPO do Noroeste Paulista, suas tratativas e benefícios.

Material e Método

Estudo descritivo de um sistema de Biovigiância implementado em 2018, amparado por manual nacional e utilizado na OPO e CIHDOTTs de abrangência.

Resultados

A proposta de desenvolver biovigilância na OPO vem de encontro com a implantação de um Sistema de Gestão de Qualidade e proporcionou monitorar os processos e evidenciar melhorias palpáveis, enxergar possibilidades e riscos antes menos visíveis, além da integração entre equipes da instituição, como núcleo de qualidade e gestão de riscos que auxilia nas análises e tratativas de cada notificação. Os resultados são adquiridos por meio de indicador, auditoria e feedback com equipes de transplantes. As “ficha de notificação” de não conformidades (eventos adversos) e near miss (quase erros) atende desde a seleção de doadores até a alocação do órgão e tecido doado.

Discussão e Conclusões

Atualmente a utilização de ferramentas incorporadas, tratativas corretivas voltadas para processos e não punição, a garantia de uma cultura de segurança eleva a possibilidade de uma gestão transparente, fidedigna e eficiente, oferece um processo de trabalho confiável, atendendo as necessidades dos receptores, visando atingir a excelência em segurança e qualidade.

Palavras Chave

notificação; evento adverso

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Hospital de Base - São Paulo - Brasil

Autores

Regiane Sampaio, João Fernando Picollo Oliveira, James Luz Rol, Marcos Morais, Luciana Silva Ferreira