Dados do Trabalho


Título

IMPACTO DAS SITUAÇÕES ESPECIAIS E ETIOLOGIA NO TEMPO DE ESPERA E MELD DE ALOCAÇÃO NO TRANSPLANTE DE FÍGADO DO ESTADO DO PARANÁ.

Introdução

O sistema MELD está sedimentado no Brasil. O aumento do MELD para alocação, a influência de diferentes etiologias e o desequilíbrio na lista secundário à concessão de situações especiais, têm suscitado discussões para modernização do sistema. No Brasil, cada estado é responsável pela organização da captação de órgãos, resultando um sistema heterogêneo. O objetivo do presente estudo foi a análise do tempo de espera e MELD necessário para transplante, o impacto das diferentes etiologias e concessão de situações especiais no âmbito do estado do Paraná.

Material e Método

Análise de 1248 transplantes de fígado adulto, entre 2010 e 2018. Estratificados conforme etiologia, MELD e tempo de espera.

Resultados

Idade de 52±11,4 anos. Tempo de espera em lista de 112±197 dias, 83,78% dos casos transplantaram período inferior a 6 meses. Situações especiais foram concedidas em 8,25% (n=103) dos casos, não houve diferença significativa no tempo de espera em lista no grupo com (110±107) e sem (112±197) situação especial. MELD do transplante (19,69±7,86), MELD corrigido (22,24±6,42). Apesar de diferente entre grupos de etiologia, o MELD não apresentou padrão de crescimento com o passar do tempo. Etiologia álcool (27,08%) e infecções virais (23,56%) foram as mais frequentes. 29,75% dos transplantes foram realizados com MELD acima do percentil 75, nesse subgrupo não houve modificação das etiologias mais comuns. Oferta de órgãos cresceu de 8,9pmp (2010) para 47,7pmp (2017).

Discussão e Conclusões

O impacto do progressivo aumento do MELD e tempo de espera em lista secundário à concessão de situações especiais, não é observado na lista de espera do Estado do Paraná. Essa discrepância provavelmente é secundária ao contínuo crescimento de maneira quase paralela do número de doadores e transplantes realizados.

Palavras Chave

alocação, transplante, situação especial

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Alocação

Instituições

Hospital do Rocio - Paraná - Brasil, Instituto para Cuidado do Fígado - Paraná - Brasil

Autores

FABIO SILVEIRA, FABIO PORTO SILVEIRA, NESTOR SAUCEDO SAUCEDO JR, CASSIA REGINA SBRISSIA SILVEIRA