Dados do Trabalho


Título

TRANSPLANTE DE ENXERTO MENISCAL: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Introdução

Os meniscos desempenham um papel fundamental na função do joelho ao auxiliar na transmissão de carga, estabilidade, absorção de choque e nutrição de cartilagem articular. O transplante de enxerto de menisco consiste em um método que restaura a mecânica de contato normal da articulação do joelho e reintroduz o amortecimento para evitar o processo de sobrecarga após meniscectomia.

Material e Método

Foi realizado uma revisão bibliográfica utilizando a base de dados PubMed, entre os anos 2009 a 2019, utilizando os descritores: menisco; transplante de menisco; enxerto; meniscectomia e seus correspondentes na língua inglesa.

Resultados

A busca retornou 373 artigos e por afinidade com esta revisão 5 foram usados.

Discussão e Conclusões

É consenso que o transplante meniscal é indicado em pacientes jovens ou de meia-idade sintomáticos, com joelho estável e alinhado e sem danos avançado da cartilagem. Ainda controverso, estudos demonstram que parece razoável tentar identificar candidatos antes degeneração da cartilagem, onde a intervenção mais precoce seria o transplante profilático em pacientes assintomáticos. O transplante pode aliviar a dor e melhorar a qualidade de vida, particularmente nos jovens pacientes com perda meniscal sintomática. Destaca-se que o transplante não é curativo e a longo prazo há uma grande probabilidade de cirurgia adicional. Os procedimentos podem falhar ou exigir um procedimento de revisão. A lágrima meniscal é uma das complicações mais frequentemente observadas. Ainda assim, muitos pacientes retornam com sucesso ao esporte, embora seja recomendado evitar atividades de alto impacto. Mais estudos são necessários para solucionar questões como indicações e o transplante profilático

Palavras Chave

menisco; transplante de menisco; enxerto; meniscectomia

Área

TECIDOS - Outros

Instituições

Hospital São Judas Tadeu - Minas Gerais - Brasil, Universidade Federal de São João Del Rei - Minas Gerais - Brasil

Autores

Ingrid Morselli Santos, Priscila Cristian Amaral, Carlos Guilherme Alvim Costa Leite