Dados do Trabalho


Título

O PAPEL DO FACEBOOK NO MARKETING DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: NOSSA EXPERIÊNCIA

Introdução

O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas com mais de 2 bilhões de usuários, diante disso a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) de um hospital universitário público passou a utilizar tal ferramenta para divulgação da doação de órgãos/tecidos e esse resumo busca apresentar essa experiência.

Material e Método

Relato de experiência

Resultados

A página CIHDOTT HUOP foi criada em outubro de 2015 no Facebook para a divulgação de informações sobre o processo de doação de órgãos/tecidos. Atualmente conta com 503 seguidores, foram realizadas 53 postagens, sendo total de 7.107 alcances, 1391 reações, comentários e compartilhamentos, 413 cliques em publicações. As postagens são realizadas a toda a semana pelo coordenador da CIHDOTT e da página, e tem como critérios as publicações que estimulem a reflexão sobre o processo de doação e transplantes.

Discussão e Conclusões

A utilização desta estratégia possibilitou a interação com a comunidade e a propagação da temática da doação de órgãos/tecidos com objetivo de que as pessoas conversem com seus familiares informem sobre o seu desejo. Devido ao alcance da página a CIHDOTT foi procurada por uma repórter da Rádio UESC de Ilhéus na Bahia para falar sobre a importância da doação de órgãos em 2018. Pretende-se otimizar este recurso através de rotinas específicas, enfatizando os seus objetivos para aproveitar da forma mais eficiente esta ferramenta. Almeja-se ainda que seja possível acrescentar mais funções e modos de utilização nesta mídia, no que diz respeito ao estimulo à discussão e a participação da comunidade.

Palavras Chave

CIHDOTT; FACEBOOK; SENSIBILIZAÇÃO PARA DOAÇÃO

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ - Paraná - Brasil

Autores

Adriana Lemes Gonçalves do Prado, Cláudia Regina de Assis, Cristiane Etél Costa Becker , Elaine Fátima Padilha, Esmilane Cristina de Oliveira de Andrade, Fabiana Severino Kupka , Francislene Aparecida Biederman , Julieta Edilourdes dos Santos Souza, Marcia do Prado Pereira , Maricléia Sauer Neto , Reginaldo Passoni dos Santos , Solange Rogitski