Dados do Trabalho


Título

Análise prospectiva das fichas de doadores oriundos da CNCDO 2 e transplantados consecutivamente no HC FMRP USP no ano de 2018

Introdução

A seleção do doador é uma etapa fundamental do transplante ortotópico de fígado. Os parâmetros para seleção do doador são analisados de maneira global, sendo possível incluir doadores marginais, ou seja, aqueles que atendem a critérios expandidos de seleção. Sendo assim, este estudo apresenta como objetivo analisar parâmetros clínicos e laboratoriais relevantes para a seleção de doadores, observando seu impacto no pós-operatorio de candidatos a transplante hepático.

Material e Método

Foram analisadas 127 fichas do Sistema Estadual de Transplantes com informações sobre doadores de múltiplos órgãos. Foram estabelecidos valores de referência para os parâmetros estudados e, em seguida, cada doador foi categorizado de acordo com os parâmetros clínico-laboratoriais alterados, os quais foram chamados de fatores de risco. Por fim, tais dados foram correlacionados com a mortalidade pós-operatória de pacientes transplantados. A análise estatística foi feita com o teste T de Studant com nível de significância de 5%.

Resultados

Dos transplantes realizados no período, 20% evoluíram com óbito ou indicação de retransplante por alguma complicação, enquanto 80% evoluíram bem. Entre os transplantes malsucedidos, 78% apresentavam respectivo doador com 2 fatores de risco ou mais, enquanto que 22% apresentavam doador com menos que 2 fatores de risco (p<0,05).

Discussão e Conclusões

Muitos dos fatores de risco aqui denominados, na maioria das vezes, não são levados em conta com a devida atenção, atribuindo-se o sucesso do Tx, exclusivamente, ao estado clínico do receptor, o que não verificamos no presente estudo. Conclui-se que fatores clínico-laboratoriais relacionados ao doador de órgãos podem impactar o sucesso do transplante hepático e na mortalidade do receptor no pós-operatório imediato.

Palavras Chave

Doadores, fatores de risco, transplante, mortalidade.

Área

FÍGADO - Registros/Resultados do Centro

Instituições

FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO USP - São Paulo - Brasil

Autores

Patricia Beatriz Zorzi Pacheco, Orlando de Castro e Silva Júnior