Dados do Trabalho


Título

PRESENÇA DE ACLF APÓS 3 A 7 DIAS COMO BOM PREDITOR DE MORTALIDADE EM PACIENTES CIRRÓTICOS COM INFECÇÃO BACTERIANA

Introdução

Infecção bacteriana está presente em até 30% dos pacientes cirróticos hospitalizados. Mesmo após sua resolução, pode levar a complicações graves, como disfunção orgânica até insuficiência hepática crônica agudizada (Acute-On-Chronic Liver Failure - ACLF), esta com mortalidade maior que 15% em 28 dias. A infecção bacteriana é o fator precipitante de ACLF em 1/3 dos casos e é a principal causa de óbito em pacientes com cirrose hepática. O objetivo deste trabalho foi avaliar características clínicas, epidemiológicas e laboratoriais dos pacientes cirróticos hospitalizados com infecção bacteriana, bem como sua evolução clínica para ACLF e os fatores de risco para ACLF e óbito.

Material e Método

Estudo prospectivo observacional. Incluindo todos os pacientes cirróticos hospitalizados com diagnóstico de infecção bacteriana durante 18 meses. Dados clínicos e laboratoriais, evolução clínica em termos de disfunção orgânica e óbito, bem como os fatores de risco para ACLF e óbito foram avaliados.

Resultados

Foram incluídos 113 pacientes. ACLF foi observada em 75 (66,4%) dos pacientes, sendo 58 (51,3%) com grau maior ou igual a 2. Os valores de sódio (OR 0,87; p=0,001) e MELD (OR 1,26; p<0,0001) foram fatores de risco independentes para ACLF maior ou igual a 2. A mortalidade em 28, 90 e 180 dias foi 27,7%, 44,1% e 55% respectivamente. A presença de ACLF após 3 a 7 dias mostrou-se forte preditor de óbito em 28, 90 e 180 dias.

Discussão e Conclusões

66% dos pacientes apresentaram ACLF e 31% evoluíram para óbito. Hiponatremia e alto valor de MELD no diagnóstico da infecção foram fatores de risco independentes para óbito. Manter ACLF após 3 a 7 dias mostrou-se forte preditor de óbito em 28, 90 e 180 dias.

Palavras Chave

Cirrose; infecção; ACLF

Área

INFECÇÃO - Outros - Fígado

Instituições

UNICAMP - São Paulo - Brasil

Autores

TIRZAH MENDONÇA LOPES-SECUNDO, TIAGO SEVÁ-PEREIRA, BARBARA RUBIRA CORREA, NATALIE CAVALCANTE MARECO SILVA, MARCELLO RABELO IMBRIZI, MARLONE CUNHA-SILVA, ELZA COTRIM SOARES, JAZON ROMILSON SOUZA ALMEIDA