Dados do Trabalho


Título

PERFIL DOS DOADORES DE FÍGADO DA UNIDADE DE TRANSPLANTE DE FÍGADO DE PERNAMBUCO

Introdução

O Brasil ocupa posição de destaque mundial como um dos maiores centros públicos de transplantes. Somente após o consentimento familiar pode ocorrer a cirurgia de remoção de órgãos de doadores em Morte Encefálica (ME). O nosso objetivo foi traçar o perfil epidemiológico e clínico dos doadores de fígado.

Material e Método

Estudo de coorte retrospectivo dos transplantes realizados na Unidade de Transplante de Fígado de Pernambuco (UTF-PE) entre 2006 e 2016.

Resultados

Foram analisados 588 transplantes com doadores falecidos. A média de idade foi 39,1 ± 16, sendo em sua maioria, doadores do sexo masculino (60,1%), de etnia parda (46,1%), Índice de Massa Corporal médio de 25,3 kg/m2, etnia parda (46,1%) e AVE (48%) como a principal causa de ME . A maioria das cirurgias de remoção de órgãos foi realizada em hospitais do Recife e Região Metropolitana (59,9%). Dentre os fatores de risco, 17, 3% tinham idade acima de 55 anos; 19.4% apresentaram PCR; 85,3% estavam em uso de droga vasoativa; 28,8% tinham mais de 4 dias de internação; 5,3% tinham esteatose macroscópica > 30%; 4,3% tiveram o tempo de isquemia total > 12h; 44,3% tinham o Na > 155mEq/L; 19,2% tinham AST > 140mEq/L e 9,4% tinham ALT> 170 mEq/L.

Discussão e Conclusões

Em virtude da escassez de órgãos, as equipes de transplantes necessitaram ampliar os critérios para a aceitação do doador. No Brasil, os doadores de órgãos são predominantemente na faixa etária de 50 a 64 anos (35%) e como causa da ME o AVE (53%), segundo dados do RBT de 2018. Nos Estados Unidos, 33% dos doadores têm mais de 50 anos, e nos países europeus doadores nessa idade correspondem a mais de 50%. Segundo Feng et al, dentre os fatores de risco mais importantes com implicações na evolução do transplante, a idade do doador foi o principal critério.

Palavras Chave

Morte Encefálica, Transplante de órgãos, Doação de órgãos

Área

FÍGADO - Registros/Resultados do Centro

Instituições

UNIDADE DE TRANSPLANTE DE FÍGADO - Pernambuco - Brasil

Autores

PEDRO RENAN DE MELO MAGALHÃES, ANDREIA SOARES DA SILVA, ANA CLAUDIA OLIVEIRA DE MORAES, OLIVAL CIRILO LUCENA DA FONSECA NETO, JOSÉ OLÍMPIO MAIA DE VASCONCELOS FILHO, AMÉRICO GUSMÃO AMORIM, PAULO SÉRGIO VIEIRA DE MELO, PRISCYLLA JENNIE RABÊLO, SHIRLEY MICHELE MONTEIRO, KARLA BEZERRA RIBEIRO, NÍVIA ATAÍDE LAGEDO DA SILVA, ULISSES RAMOS MONTARROYOS, DEMÓCRITO DE BARROS MIRANDA FILHO, HELRY LUIZ LOPES CÂNDIDO, CLÁUDIO MOURA LACERDA