Dados do Trabalho


Título

Os desafios da reestruturação organizacional do setor de distribuição de córneas da Central de Transplantes de São Paulo: relato de experiência

Introdução

Segundo a ABTO foram realizados 14809 transplantes de córnea no Brasil em 2018. O Estado de São Paulo liderou a lista de transplantes em número absoluto, com 5131. São Paulo realizou 34,6% de todos os transplantes de córnea do País. Liderou também o número de equipes médicas inscritas para realizar transplante de córnea no ano de 2018, foram 194 equipes ativas. o setor de distribuição de tecido ocular da Central de Transplantes de São Paulo, é responsável por coordenar as atividades relativas a recebimento de notificações de doadores de tecidos falecidos; classificar os receptores potenciais inscritos na lista de espera para transplante, de acordo com SIGSET; comunicar as características do doador notificado pelo Banco de tecidos às equipes médicas e indicar o paciente contemplado, entre outras atividades. O objetivo desse estudo foi apresentar os desafios do processo de reestruturação do setor de distribuição de tecidos oculares na Central de Transplantes Sede – São Paulo, relatando a experiência dos autores.

Material e Método

Trata-se de um relato de experiência, a metodologia adotada foi de natureza qualitativa-descritiva, baseada na vivência dos autores, adicionado de dados coletados por observação ativa e análise estatística simples.

Resultados

Os resultados revelaram que o processo de reestruturação foi positivo e os desafios superados . Houve aumento do número de transplante de córnea no Estado de São Paulo e diminuição do cadastro técnico único (lista de espera ).

Discussão e Conclusões

Conclui-se que sempre é necessário rever os processos de trabalho, buscando alinhar os objetivos propostos aos resultados desejados, com eficiência e eficácia. O apoio da gestão, com base na liderança compartilhada é a base para o sucesso de qualquer trabalho em equipe.

Palavras Chave

restruturação organizacional; córneas; doação tecidos

Área

TECIDOS - Córnea

Instituições

Central de Transplantes - Estado de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Liliane Masson Batista Vicente, Vânia Célia de Moura Carvalho, Claudia Cassia de Almeida Braga, Marizete Peixoto Medeiros