Dados do Trabalho


Título

A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DAS OPOs NO PROCESSO DE DOAÇÃO DE ORGÃOS NO ESTADO DE PERNAMBUCO.

Introdução

Define-se como transplante a retirada de órgãos ou tecidos de seres humanos, vivos ou mortos com finalidade terapêutica (BASSO,2019). Em pessoas com morte encefálica (ME), os órgãos são captados após confirmação do diagnóstico e autorização da família. De acordo com o Concelho Federal de Medicina a definição de ME é a perda completa e irreversível das funções encefálicas, definida pela cessação das atividades corticais e do tronco encefálico. Dentro desse contexto buscamos enfatizar a importância da atuação das OPOs e CIHDOTTs que são equipes com papel de coordenação supra-hospitalar, responsáveis por organizar e apoiar, as atividades relacionadas ao processo de doação de órgãos e tecidos, no âmbito de sua atuação.

Material e Método

trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, onde foram utilizados artigos científicos e site de busca, nas bases de dados (LILACS), (ScIELO), e (BDENF).

Resultados

O processo de doação é definido como um conjunto de ações e procedimentos que buscam transformar um potencial doador em doador efetivo. Notou-se que o trabalho desenvolvido pelos enfermeiros da OPO é sem dúvida fundamental, tendo em vista a sua participação desde a identificação e manutenção do PD, acolhimento familiar, até o momento final de entrevista para doação e entrega do corpo, quando a doação é autorizada. De acordo com a Central Estadual de Transplantes, o número de doadores por PMP em Pernambuco cresceu de 7,6 em 2011 para 19,3 em 2018 como resultado da atuação das OPOs.

Discussão e Conclusões

Conclui-se que a implantação das OPO’s em Pernambuco, trouxe consigo um incremento na busca ativa por doadores e aprimoramento no processo de doação, deixando clara a importância dessas organizações e seu impacto positivo nos números de doações e transplantes em nosso Estado.

Palavras Chave

doação ,OPO , transplantes

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

CENTRAL DE TRANSPLANTES - Pernambuco - Brasil, HOSPITAL MESTRE VITALINO - Pernambuco - Brasil

Autores

EVELLEN RAYSA ALVES DE LIMA BERNARDO ALVES BERNARDO , DOMANY CAVALCANTI GONZAGA DA SILVA GONZAGA CAVALCANTI, GESSICA KARLA DA SILVA SILVA KARLA