Dados do Trabalho


Título

CIRURGIA SEGURA: MEDIDAS FACILITADORAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO TIME OUT

Introdução

O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), tem o objetivo de promover a implementação de iniciativas voltadas à segurança. A concretização das ações para a segurança do paciente, como identificação correta, comunicação efetiva, segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, cirurgia segura, higienização das mãos, prevenção de lesão por pressão e quedas, ainda são um obstáculo organizacional no dia a dia das equipes de saúde.

Material e Método

Relato de experiência de um centro cirúrgico de transplantes, referência no sul do pais, após a capacitação da equipe assistencial sobre as metas de segurança do paciente, destacando a importância da cirurgia segura e a utilização do Time Out no centro cirúrgico, no período de novembro de 2018 a 2019.

Resultados

Participaram das capacitações todos os profissionais do centro cirúrgico, sendo a equipe composta por enfermeiros, supervisor de enfermagem, técnicos de enfermagem, equipe médica e coordenador médico, totalizando de 30 profissionais. Foi apresentado o modelo de time out padronizado na instituição e discutido com a equipe cada etapa do processo, onde os profissionais puderam esclarecer dúvidas e dificuldades na realização desta atividade.

Discussão e Conclusões

: Foi possível identificar um maior comprometimento da equipe após as capacitações. Os técnicos de enfermagem, mostraram-se mais envolvidos com a realização correta da atividade, entendendo a importância da sua participação nesse processo. Da mesma forma a equipe médica se mostrou receptiva entendendo a importância no momento de pausa cirúrgica como algo que impacta positivamente na segurança. Assim se faz necessário a educação continua dos profissionais que atuam no centro cirúrgico, promovendo e incentivando a cultura de segurança.

Palavras Chave

Segurança do paciente, Transplante, educação

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pré-operatório

Instituições

Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Aline Fritzen, Kelen Patricia Mayer Machado, Bianca Silva Rocha, Liliane da Luz Queiroz, Manoela C Santos