Dados do Trabalho


Título

EVOLUÇÃO CLÍNICA DO HEPATOCARCINOMA NO AMBULATÓRIO DE REFERÊNCIA EM HEPATOLOGIA E TRANSPLANTE DA AMAZÔNIA OCIDENTAL

Introdução

Devido a grande incidência de Hepatites Virais, o Hepatocarcinoma (CHC) é um importante problema de saúde pública na amazônia ocidental.

Material e Método

Revisão de prontuário dos pacientes atendidos no ambulatório entre 2013 e 2019.

Resultados

Foram atendidos no período 411 pacientes cirróticos, sendo que um diagnóstico de CHC foi feito em 23% destes. Dentre as etiologias da cirrose nos pacientes com CHC, a Hepatite C foi detectada em 49%, seguida pela Hepatite B em 40% e a Cirrose por álcool em 6% dos pacientes. 63% dos pacientes tiveram estadiamento fora dos critérios de Milão. Dos 36% dentro de critérios, 16 (45 %) foram incluídos em fila de transplante, em situação especial. Destes, 11 (68% dos incluídos em SE) foram efetivamente transplantados. A sobrevida dos transplantados é de 74%. Dentre os pacientes fora de critérios, apenas 21% tiveram acesso ao Sorafenibe. quimioembolização foi realizada em 18 pacientes. A mortalidade global dos pacientes com CHC foi de 43%, sendo 34% nos pacientes dentro de critérios e de 51% nos pacientes fora de critérios.

Discussão e Conclusões

Como mencionado, a incidência alta de Hepatocarcinoma é um importante problema de saúde pública em Rondônia. A dificuldade ao acesso aos tratamentos, principalmente na parcela dos pacientes fora de critérios, prejudica substancialmente a sobrevida. Importante a implementação de políticas públicas que permitam o acesso mais universal as formas de tratamento.

Palavras Chave

Hepatocarcinoma; Hepatites Virais; Cirrose Hepática.

Área

FÍGADO - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Centro Universitário São Lucas - Rondônia - Brasil, Grupo Hepato - São Paulo - Brasil, Policlínica Oswaldo Cruz - Rondônia - Brasil

Autores

Leonardo Toledo Mota, Messias Genézio Santana da Silva, Juliana Jeanne Vieira de Carvalho, Andressa Rayandra Trindade Hitzeschky Reis, Marianna Boaventura Manfroi, Anitha de Cássia Ribeiro da Silva, Felipe Gomes Boaventura, Filippo Romano, Caren Lorena Petillo Cardoso, Achiles Queiroz Monteiro de Rezende, Marcelo Perosa de Miranda, Tércio Genzini, Regina Santos, Maria de Fátima Celestino da Costa, Jackson Alves de Lima, Maria Eduarda Fontenel de Carvalho, Araceli Perin Carniel, Adriano Negrão Zingra