Dados do Trabalho
Título
INCIDÊNCIA DE DISFUNÇÃO DO ENXERTO EM RECEPTORES DE TRANSPLANTE RENAL
Introdução
No pós-operatório de transplante renal o grande desafio é evitar complicações que possam vir a afetar o funcionamento do enxerto e levar à sua perda, principalmente a rejeição que leva a uma redução da função renal, necessitando de intervenções rápidas para evitar o insucesso do transplante. O estudo tem como objetivo avaliar a incidência de disfunção do enxerto em receptores de transplante renal.
Material e Método
Trata-se de um estudo documental e retrospectivo com abordagem quantitativa, realizado no ambulatório de transplante de um hospital de referência da cidade de Fortaleza-Ceará, no período de julho a outubro de 2018, com 300 pacientes. Os dados foram organizados no programa Excel, e em seguida transferidos para o programa StaticalPackage for Social Sciences (SPSS) versão 21.0.
Resultados
Após avaliação, os dados obtidos evidenciaram que a maioria dos pacientes, após a realização do transplante, não apresentaram disfunção do enxerto (65,3%), rejeição celular (95,0%) e humoral (91,3%), DSA (66,3%), bem como complicações (71,3). Em contrapartida 33,7% tinham anticorpo pré-formado para rejeição, 34,7 % dos pacientes apresentaram disfunção do enxerto e a maioria (46,3%) tiveram tempo de internação entre 10 e 20 dias. Observou-se também uma relação estatisticamente significante entre o DSA e a disfunção do enxerto (p< 0,05) e quanto ao tempo de internação e a disfunção do enxerto (p<0,001), demonstrando que quanto maior o tempo de internação e a presença de DSA, maior a chance dos receptores apresentarem disfunção do enxerto.
Discussão e Conclusões
Mesmo com os avanços a disfunção do enxerto ainda apresenta-se como um entrave para as equipes de saúde, apontando-se assim a necessidade de um acompanhamento individualizado do paciente transplantado para garantir o sucesso do transplante a longo prazo.
Palavras Chave
Transplante, Rim
Área
RIM - Complicações
Instituições
Hospital Geral de Fortaleza - Ceará - Brasil
Autores
Renata Moura de Queiroz, Amanda Câmara Nunes, Rita Mônica Borges Studart, Juliana Maria Costa de Mesquita, Iasmyn Câmara Nunes, Celi Melo Girão