Dados do Trabalho


Título

Infiltração intersticial maciça por histiócitos em rim transplantado: relato de caso.

Introdução

A infiltração de histiócitos em parênquima renal é incomum e foi descrita em raríssimos casos de Linfohistiocitose Hemofagocítica (LHH).

Material e Método

Mulher, 40 anos, re–transplante (TxR) renal há 14 meses.

Resultados

Apresentou creatinina (cr) 1,2 mg/dL após 40 dias e rejeição após 60 dias do TxR (BANFF 2a, tipo I e II) com boa resposta ao tratamento (cr: 1,4mg/dL). Um ano depois do TxR, após 3 dias de uso de AINH por lesão articular, teve piora da função renal (cr: 9,8 mg/dL); referia astenia, mialgia, negava febre e sintomas urinários. A urocultura apresentou E. coli e K. pneumoniae; TC de tórax revelou nódulos pulmonares sugestivo de infecção fúngica e PCR para CMV 1380 cópias. Tratou com cefalosporina, voriconazol e ganciclovir. Evoluiu com febre, pancitopenia e sem melhora da função renal com necessidade de diálise. Realizou biópsia renal que demonstrou infiltração intersticial maciça de histiócitos; mielograma apresentou algumas figuras de hemofagocitose. Além disso, apresentava hipertrigliceridemia e ferritina elevada. Em 7 semanas, evoluiu com urocultura negativa, melhora do padrão radiológico pulmonar, PCR negativo para CMV, recuperação da pancitopenia e estabilização da função renal sem necessidade de diálise (cr: 4,9 mg/dl).

Discussão e Conclusões

O diagnóstico de LHH ocorre na presença de ao menos 5 dos 8 critérios conforme o HLH Study 2004. Neste caso, este diagnóstico não foi firmado devido a vários fatores confundidores. A neutropenia e plaquetopenia ocorreram após uso de ganciclovir; a biópsia de medula óssea não demonstrou achados compatíveis, a despeito do mielograma; a febre poderia ser associada à infecção urinária. Apesar de figuras de hemofagocitose na medula óssea, os achados levaram à hipótese de histiocitose reacional a processo infeccioso.

Palavras Chave

Transplante renal; histiocitose.

Área

RIM - Complicações

Instituições

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP - São Paulo - Brasil, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP - São Paulo - Brasil

Autores

Luis Eduardo Moreira Martins, Angélica Nunes Rodrigues, Miguel Moysés-Neto, Fernando Chahud, Roberto Silva Costa, Fabiola Traina, Elen Almeida Romão