Dados do Trabalho


Título

Impacto no número de doação de órgãos e tecidos de uma OPO com implantação de CIHDOTTs

Introdução

O regulamento técnico do Sistema Nacional de Transplantes determina a criação de CIHDOTTs nos hospitais com perfil para doação de órgãos e tecidos para transplante e estas devem atuar em parceria com a respectiva OPO. Apesar desta obrigatoriedade, não é a realidade observada no cenário atual. O conhecimento do perfil dos hospitais da área de abrangência da OPO permite desenvolver ações para implementar as CIHDOTTs, e oferecer suporte necessário para cumprir com suas atribuições e dessa maneira aumentar o número de doações de órgãos e tecidos.

Material e Método

Análise quantitativa e retrospectiva das notificações de morte encefálica e doações de tecido ocular de uma OPO do Noroeste Paulista. Amostra de indicadores referentes aos anos de 2014 à 2018 após implantação de CIHDOTTs.

Resultados

Nesse período foram implementadas 14 CIHDOTTs e capacitados 60 profissionais da área da saúde. Com isto houve um aumento das notificações de morte encefálica de 36,4/pmp para 77,8/pmp. Nas doações de tecido ocular houve um aumento de 260 para 567 doadores. Com a implantação de CIHDOTTs também houve uma mudança na distribuição dessas doações: em 2014 um único hospital era responsável por 67,2% das notificações de morte encefálica e em 2018 foi responsável por 40,5%. O mesmo foi observado em relação a doação de tecido ocular que em 2014 era responsável por 49,2% e em 2018 por 30,3% das doações.

Discussão e Conclusões

Apesar de estar previsto no regulamento técnico, a implementação das CIHDOTTs foi possível devido a presença e parceria da OPO que permitiu desenvolver ações que foram efetivas para que houvesse o aumento no número de doadores, e consequentemente uma mudança na cultura na doação de órgãos e tecidos nessas instituições e região.

Palavras Chave

implementação; doação

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Hospital de Base - São Paulo - Brasil

Autores

Regiane Sampaio, João Fernando Picollo Oliveira, James Luz Rol, Marcos Morais, Luciana Silva Ferreira