Dados do Trabalho


Título

O EFEITO DA EXPERIÊNCIA DO CIRURGIÃO NA CAPTAÇÃO DE FÍGADO PARA TRANSPLANTE EM DOADOR CADÁVER

Introdução

A captação de fígado para transplante é um procedimento médico padronizado mundialmente. Cada vez mais, vemos que novos cirurgiões, após treinamento adequado, passam a assumir essa competência. Alguns trabalhos tentaram mostrar associação de piores marcadores temporais (tempo de isquemia fria, tempo de cirurgia do banco, tempo de hepatectomia do doador etc.) com cirurgiões considerados menos experientes. O objetivo desse trabalho é comparar as variáveis categóricas e numéricas obtidas de captações realizadas por “cirurgiões seniors” e “cirurgiões juniors”.

Material e Método

Estudo de coorte retrospectiva de doadores submetidos a cirurgia de captação de fígado transplante hepático em hospitais de um estado da região Nordeste entre os anos 2014 e 2018. Os resultados foram expressos através das médias e desvios-padrão. Variáveis estudadas foram tempo de hepatectomia do doador, tempo total de perfusão, tempo de cirurgia do banco e desfecho clínico do receptor (disfunção do enxerto e não-função do enxerto). Os valores foram comparados através da análise univariada usando o teste de Mann-Whitney U para variáveis contínuas e o teste exato de Fisher para variáveis categóricas.

Resultados

Não Houveram diferenças estatisticamente significantes nas variáveis quando comparado os cirurgiões “seniors” e “juniors”. Em nossa causuística, consideramos o cirurgião como “senior” aquele com um total de 100 cirurgias de captação de órgãos realizadas sem a supervisão de um cirurgião mais experiente.

Discussão e Conclusões

A captação de fígado para transplante é padronizada internacionalmente e seu passo a passo é bastante claro. Em nossos casos, não observamos diferenças estatisticamente significantes entre os cirurgiões mais experientes e menos experientes.

Palavras Chave

Transplante de fígado; Fígado; Obtenção de órgãos.

Área

FÍGADO - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Hospital São Carlos - Ceará - Brasil, Hospital Universitário Walter Cantídio - Ceará - Brasil

Autores

João Ivo Xavier Rocha, Eugenio Alves Rolim, Hudson Martins de Brito, José Huygens Parente Garcia, Vitor Teixeira Holanda, Mayara Magry Andrade da Silva