Dados do Trabalho


Título

EXPECTATIVAS E VIVÊNCIAS DO TRANSPLANTE: CONSTRUÇÃO DE WORKSHOP

Introdução

O processo de doação de órgãos e tecidos envolve em seu certame aspecto legais e técnicos, que respaldam sua execução; e aspectos morais e éticos, que permeiam toda a trajetória do processo de doação. Nesse contexto, considera-se relevante a construção de espaços que incitam a atualização e discussão sobre as expectativas e resultados da vivência do transplante.

Material e Método

Trata-se de um relato de experiência vivenciada por membros da Liga Acadêmica de Enfermagem no Transplante (LAET-UFC) na elaboração do Workshop, realizado no mês de setembro de 2018. O evento teve um primeiro momento teórico, por meio de palestras e mesas redondas com especialistas na área, com a presença de 150 ouvintes, entre discentes, profissionais da saúde
e representantes das associações da comunidade; e o segundo momento prático, com duas estações de simulações em laboratório, com 30 participantes cada.

Resultados

A atividade teórica proporcionou aos participantes conhecimentos acerca das vivências e experiências no cenário do transplante de órgãos, abordando temas diversificados, como sexualidade no transplante, retorno ao trabalho após o transplante e adesão ao tratamento. As simulações práticas aproximaram o público-alvo da realidade das equipes que atuam na identificação de potenciais doadores, com demonstração de testes para o diagnóstico de morte encefálica, e do protocolo de entrevista familiar para efetivação da doação.

Discussão e Conclusões

A atividade fomentou a troca de conhecimentos e capacitação de estudantes, profissionais e comunidade sobre aspectos singulares do processo doação-transplante, além de favorecer crescimento acadêmico diferenciado aos participantes do projeto.

Palavras Chave

Transplante; Workshop.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO WALTER CANTÍDIO - Ceará - Brasil, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - Ceará - Brasil

Autores

Camila Mororó Fernandes, Janaína Maria Maia Freire, Jeane de Paula Bessa Sousa, Amanda Caboclo Flor, Caroline Bessa da Silva, Mariana Rosy Sales Araújo, Clébia Azevedo de Lima, Maria Isis Freire de Aguiar, Rosiane Araújo Pereira, Selda Maria de Aguiar Carvalho