Dados do Trabalho


Título

Dados operatórios e Função renal: Técnica convencional versus Técnica Piggyback

Introdução

O transplante ortotópico de fígado (TOF) realizado pela técnica convencional (TCN) implica na ressecção da veia cava retro-hepática (VCRH) e clampeamento completo dessa veia inferior (VCI) junto ao diafragma, com implicações hemodinâmicas e metabólicas. Na técnica Piggyback (TPB) a VCRH é preservada e o clampeamento da VCI é parcial com menos impacto na congestão e na perfusão renal. Esse trabalho tem como objetivo comparar resultados operatórios segundo a utilização dessas técnicas.

Material e Método

Foram analisados prontuários de 26 pacientes, submetidos a TOF de janeiro a abril de 2019. Comparou-se: tempo cirúrgico médio (TCM), tempo médio de isquemia quente (TMIQ), utilização de droga vasoativa e função renal. Houve apoio na bibliografia atual através de busca não sistematizada nas plataformas PubMed e Scielo.

Resultados

14 pacientes realizaram TOF pela TCN e 12 pela TPB. O TCM na TCN foi de 05:45h e, na TPB, de 05:41h. O TMIQ na TCN de 42,7min, e, na TPB, foi de 32min. Com relação ao uso droga vasoativa (DVA), ao final do TOF, a TPG apresentou média de 1,61mcg/kg/min(+/-1,35) e a TCN de 1,68mcg/kg/min(+/-1,66). A média dos níveis de creatinina no 3 DPO foi de 1,61 na TCN, e de 1,68 na TPB. Dois pacientes foram retransplantados em cada grupo.

Discussão e Conclusões

O TOF apresenta bons resultados em pacientes submetidos a ambas as técnicas cirúrgicas. Houve redução no TMIQ na TPB, mas sem impacto nas outras variáveis. Não houve diferença quanto ao padrão hemodinâmico ao final do TOF e a função renal foi similar nos dois grupos. Reposição volêmica e DVA podem atenuar os danos renais causados pela congestão sanguínea na TCN. A análise do estudo sugere que a TPB tem vantagens hemodinâmicas, menor TCM e maior preservação renal, todavia não há consenso na literatura sobre a técnica preferível.

Palavras Chave

Transplante, Operative Time

Área

FÍGADO - Técnica cirúrgica

Instituições

Universidade de Pernambuco/HUOC/UTF - Pernambuco - Brasil

Autores

Renato Brayner Xavier, Gabriel Guerra Cordeiro, Pedro Renan Magalhães, Ludmila Rodrigues Costa, Renatha Inácia Parente, Saulo Bruno de Oliveira, Américo Gusmão Amorim, Paulo Sérgio Vieira de Melo, Olival Cirilo Neto, Laécio Leitão Batista, Priscylla Monteiro Rabêlo, Bernardo Times de Carvalho, Gustavo Michel Cruz, Helry Lopes Cândido, Norma Thomé Jucá, Cláudio Moura Lacerda, Renata Ferreira Bezerra