Dados do Trabalho
Título
TRANSPLANTE HEPÁTICO POR METÁSTASE DE TUMOR NEUROENDÓCRINO EM CENTRO ÚNICO – RELATO DE 09 TRANSPLANTES
Introdução
Neoplasia neuroendócrina é uma doença indolente, a ressecção de suas metástases podem levar a melhora da síndrome carcinoide, porém seu impacto real na evolução dos pacientes ainda não é estabelecido. A ressecção possui indicações restritas, podendo ser necessário até o transplante de fígado. Chegam a ser apenas 0,17% dos transplantes hepáticos e pela sua raridade é importante acompanhar a evolução e prognóstico desses pacientes.
Material e Método
Estudo descritivo retrospectivo dos pacientes submetidos a transplante de fígado por metástase de tumor neuroendócrino de serviço de referência no Nordeste de 2001 até abril/2019.
Resultados
Foram realizados 09 transplantes por neoplasia neuroendócrina no período. Predominando do sexo feminino (77%) com média de idade no transplante de 50,7 anos. Dois óbitos em
Discussão e Conclusões
Avaliando estes casos os resultados a médio prazo aparentam satisfatórios quando não apresentam doença extra hepática, com melhora da qualidade de vida e dos sintomas da síndrome carcinoide, porém possuímos número de casos e tempo de acompanhamento insuficientes para serem estatisticamente significantes.
Palavras Chave
Transplante de fígado; Tumor neuroendócrino; Síndrome carcinoide.
Área
FÍGADO - Registros/Resultados do Centro
Instituições
Hospital São Carlos - Ceará - Brasil, Hospital Universitário Walter Cantídio - Ceará - Brasil
Autores
Vitor Teixeira Holanda, José Huygens Parente Garcia, João Ivo Xavier Rocha, Mayara Magry Andrade da Silva