Dados do Trabalho


Título

PERFIL CLÍNICO DO AMBULATÓRIO DE REFERÊNCIA EM HEPATOLOGIA E TRANSPLANTE DA AMAZÔNIA OCIDENTAL

Introdução

O ambulatório de hepatologia foi implantado como serviço de referência em transplante hepático em Rondônia. O levantamento apontará os aspectos clínicos do mesmo.

Material e Método

Revisão de prontuário dos pacientes atendidos entre 2013 e 2019.

Resultados

Foram atendidos no período 580 pacientes, sendo que 71% são cirróticos. Dentre as etiologias da cirrose a Hepatite B foi responsável por 28%, seguida pela Hepatite C com 27% e Cirrose por álcool com 17% dos pacientes. Dos pacientes cirróticos, 28% foram incluídos em fila de transplante, sendo que 20% destes receberam algum tipo de Situação Especial. HCC foi detectado em 23% dos cirróticos. 28% dos pacientes listados foram efetivamente transplantados, com sobrevida de 82%. A mortalidade dos pacientes cirróticos listados chegou a 39%.

Discussão e Conclusões

A carência da oferta de transplante hepático leva ao aumento de gastos públicos, diante da necessidade de garantir acesso ao tratamento. Principalmente porque a prevalência de hepatites virais é alta no estado e apresenta significativo índice de evolução para cirrose. A sequência do tratamento é realizada mediante encaminhamento a Centros de Transplantes em outros estados. A prevalência elevada de cirrose se associa à vulnerabilidade econômica, medidas socioeducativas precárias, diagnóstico tardio, falha na cobertura vacinal para Hepatite B, consumo excessivo de álcool e dificuldades no acesso ao tratamento ao HCC. Assim, o ambulatório fornece universalidade, equidade e integralidade aos pacientes, porém, a criação de um centro de transplante hepático em Rondônia reduziria custos e aumentaria a sobrevida dos pacientes.

Palavras Chave

TRANSPLANTE HEPÁTICO
HEPATOPATIAS
CIRROSE HEPÁTICA

Área

FÍGADO - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Centro Universitário São Lucas - Rondônia - Brasil, Grupo HEPATO - São Paulo - Brasil, Policlínica Oswaldo Cruz - Rondônia - Brasil, Universidade Federal de Rondônia - Rondônia - Brasil

Autores

Andressa Rayandra Trindade Hitzeschky Reis, Leonardo Toledo Mota, Messias Genézio Santana da Silva, Juliana Jeanne Vieira de Carvalho, Anitha de Cássia Ribeiro da Silva, Yasmin Vitória Carvalho de Castro, Brunna Yasmin Borges Lérias, Carla Lima Ribeiro, Ana Luíza Neves de Assis, Gabriela Moraes Bertolin, Kemilly Teixeira de Andrade, Caren Lorena Petillo Cardoso, Achiles Queiroz Monteiro de Rezende, Marcelo Perosa de Miranda, Regina Santos, Tércio Genzini, Maria de Fátima Celestino da Costa, Francielli da Silva Thiessen, Mariana de Lima Alves