Dados do Trabalho


Título

Instrumentos de entrevista psicológica utilizados em serviço de transplante hepático em hospital universitário.

Introdução

O objetivo deste trabalho é apresentar os principais instrumentos de entrevista utilizados pela psicologia no Serviço de Transplante Hepático do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará.

Material e Método

Atualmente são empregados três modelos de entrevista semiestruturada, sendo dois em ambulatório (avaliação psicológica pré-transplante e pós-transplante) e outro em enfermaria (avaliação psicológica em contexto de internação). Os instrumentos elaborados pela psicóloga do serviço, em 2016, são embasados no material utilizado anteriormente no serviço (modelo check list), formulários do Serviço de Transplante Renal do HUWC e conteúdo bibliográfico (Bruscato, 2014; Angerami, 2017; Lazzaretti, 2006;). Abordam história de vida, enfrentamento da doença, avaliação do estado mental e emocional, expectativas e compreensão (pré-transplante); foco principal e pontos de urgência (pós-transplante); e aspectos emocionais, cognitivos e referentes à internação (enfermaria), dentre outros.

Resultados

São organizados em modelo de prontuário psicológico de cada paciente, com dados de internações recorrentes armazenados em um único documento. É armazenado em sigilo de acordo com orientação do Código de Ética do Psicólogo (Conselho Federal de Psicologia, 2005). O formato também facilita a compilação de material para pesquisa. Vale registrar que é importante a revisão frequente do material de forma a melhorar a atuação do profissional, de acordo com necessidade observadas na atuação da prática.

Discussão e Conclusões

Compartilhar a produção deste formulário com outros profissionais da área contribui para o desenvolvimento da psicologia hospitalar dentro das equipes de transplante, com o intuito de beneficiar os pacientes com o cuidado biopsicossocial.

Palavras Chave

Psicologia; avaliação psicológica; transplante hepático

Área

MULTIDISCIPLINAR - Psicologia/Serviço Social

Instituições

Hospital Universitário Walter CAntídio - Ceará - Brasil

Autores

Rafaela Tavares Nóbrega