Dados do Trabalho


Título

PERCEPÇÃO DOS FAMILIARES DE PACIENTES DOADORES DE ÓRGÃOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTE EM RELAÇÃO A ENTREVISTA FAMILIAR

Introdução

No Brasil, o transplante de órgãos pode ser realizado após a morte cerebral natural ou acidental do doador e com o simultâneo funcionamento dos órgãos que serão doados. Estudos evidenciam que a entrevista familiar é um processo fundamental para que a doação de múltiplos órgãos seja efetivada.

Material e Método

Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram nove famílias de pacientes que doaram seus órgãos e tecidos para transplantes do ano de 2015 e 2016; os dados foram coletados com familiares de pacientes que fizeram doação em um hospital de grande porte localizado no vale do Itajaí. A coleta foi realizada através de uma entrevista que utilizou um roteiro semiestruturado elaborado pelos pesquisadores no período de novembro de 2016 a fevereiro de 2017, e findou com a saturação dos dados coletados. A análise foi feita utilizando o método de Análise Temática proposta por Minayo (2010

Resultados

Sobre a percepção dos familiares em relação a entrevista familiar, constatamos que sobre a abertura do protocolo de morte encefálica, os familiares o perceberam como muito um momento em que tudo foi muito bem esclarecido, e que os profissionais sempre se fizeram presentes e solícitos. Quanto a percepção sobre a confirmação da morte encefálica (ME), é que, este é um momento muito difícil, de muita tristeza, e que foi acalentado pelo suporte dos profissionais envolvidos.

Discussão e Conclusões

Discussão e conclusões: No que se relaciona a percepção sobre a doação de órgãos, é que este ato proporciona a sensação de gratidão, em que se está ajudando a inúmeras outras pessoas.

Palavras Chave

Entrevista familiar, transplante, doação de órgãos e tecidos

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pós-operatório

Instituições

Hospital Santa Isabel - Santa Catarina - Brasil

Autores

MARIA LUCIA SOERO DE ALMEIDA MARIA LUCIA SOERO MARIA LUCIA SOERO, Dagoberto Mior de Paula De Paula, Patricia Hort Hort Hort