Dados do Trabalho


Título

INSTRUMENTO DE ACOLHIMENTO FAMILIAR: UMA APOSTA DE SUCESSO

Introdução

A dimensão técnica-operativa do Assistente Social (AS) contempla o acolhimento, escuta qualificada e entrevista familiar, pois sabe-se que conhecer a família em sua realidade biopsicossocial é fator potencializador no êxito do trabalho da Comissão Intra Hospitalar de Doação de órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT).

Material e Método

Relato da criação de instrumento para nortear e qualificar a gestão do acolhimento familiar pelo Serviço Social de uma CIHDOTT do interior do Paraná.

Resultados

Em 2016 no encontro de CIHDOTTs do PR (II ENCIHDOTT), notou-se que não havia instrumentos de gestão quanto à coleta e registro de informações de pacientes críticos hospitalizados em Unidades de Terapia Intensiva, contendo informações dos dados pessoais, familiares em seu aspecto biopsicossocial, permitindo verificar as relações construídas entre paciente/família (legal, afetivo e social). No segundo semestre de 2017, decidiu-se criar e implantar tal instrumento que seria utilizado pelo AS para o acolhimento familiar geral nas unidades críticas. Desde sua implantação constatamos que o instrumento foi um facilitador para a equipe da CIHDOTT, pois trazia a realidade que envolve o potencial doador e sua família. Tal instrumento foi apresentado no IV ENCIHDOTT 2018, como experiência de sucesso, sendo possível mensurar antes do instrumento uma taxa de recusa familiar de 26% e após 10% apenas.

Discussão e Conclusões

A família é eixo central no processo de doação de órgãos e tecidos para transplante, portanto, empreender ideias e instrumentos que potencialize conhecê-la em sua realidade e relações peculiares, permite uma maior aproximação da equipe multidisciplinar com a família, favorecendo uma relação de ajuda mais efetiva e uma decisão familiar mais consciente para a doação de órgãos.

Palavras Chave

Obtenção de tecidos e órgãos. Acolhimento. Entrevista.

Área

MULTIDISCIPLINAR - Psicologia/Serviço Social

Instituições

SANTA CASA DE PARANAVAÍ - Paraná - Brasil

Autores

Andreza Mara Campos de Melo, Marcia Angelo dos Santos, Regimara Anjos, Gislaine Fusco Duarte, Aline Barbieri