Dados do Trabalho


Título

Avaliação dos resultados de exames sorológicos em doadores de córnea

Introdução

O estudo tem por objetivo avaliar os resultados sorológicos de doadores de córnea no Banco de Olhos de Sorocaba (BOS).

Material e Método

Revisão retrospectiva do prontuário dos doadores que tiveram a córnea captada pelo Banco de Olhos de Sorocaba no período de 1 de setembro a 30 de novembro de 2018.

Resultados

Durante o período estudado, foram captadas córneas de 1.362 doadores. Destes, 261 (19,16 %) tiveram tecidos inviabilizados em razão dos exames sorológicos. Vinte doadores (1,47%) apresentaram amostra sanguínea com alto grau de hemólise, que inviabilizava a realização de testes laboratoriais. Outros 241 (17,69%) doadores tiveram o tecido descartado devido a presença de pelo menos 1 exame sorológico com resultado positivo. Desse total, exames para HBV foram positivos em 167 (12,26%) doadores. Destes, 164 apresentaram positividade para anti-HBc total e 3 para HBsAg. Trinta doadores (2,2%) tiveram positividade para HCV total. A positividade para HIV foi identificada em 51 (3,54%) doadores e para HTLV em 14 (1,03%) casos.

Discussão e Conclusões

A rotina de descarte de tecidos por exames positivos representa perda significante para o sistema de transplantes. Os resultados obtidos evidenciam a possibilidade de otimização do uso de tecidos, especialmente se considerado a implementação da investigação do estado imunológico para HBV entre potenciais receptores. A alta taxa de sorologias positivas é compatível com o reportado na literatura e possivelmente associa-se ao aumento do risco de falso positivo na presença de hemólise, frequentemente encontrada em amostras coletadas de doadores coração parado. Testes baseados em biologia molecular poderiam reduzir risco de falso positivo, sendo o elevado custo o grande limitador do uso rotineiro.

Palavras Chave

transplante de córnea, ceratoplastia, doação de córnea, banco de olhos, sorologia

Área

TECIDOS - Córnea

Instituições

Banco de Olhos de Sorocaba - São Paulo - Brasil

Autores

Aline Silveira Moriyama, Hudson Vergennes, Gilson Vieira, Fabio Renato, Adriana dos Santos Forseto