Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES SUBMETIDOS A TRANSPLANTE DE CÓRNEA: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO.

Introdução

Estudos têm revelado que a segunda causa de cegueira reversível no mundo tem sido doenças de córnea, acometem pessoas jovens que mantém vidas ativas e consequentemente geram uma importante perda econômica e social. Uma alternativa para reverter às doenças de córneas são transplantes que cresce a cada ano no Brasil (ALMEIDA, 2014).
Este estudo se justifica pela necessidade de analisar o perfil epidemiológico dos pacientes submetidos a transplantes de córneas, identificando suas características para fornecer informações pertinentes aos métodos de prevenção e controle.

Material e Método

Trata-se de uma pesquisa descritiva com revisão sistemática realizada por meio de revisão bibliográfica.Esta pesquisa foi feita por meio de pesquisas em livros e em bases de dados e também em legislações e outras publicações que envolvem o tema trabalhado.
Os resultados foram analisados, selecionados e discutidos em forma de texto.

Resultados

Em um estudo realizado com 871 pacientes, 54 % eram mulheres e a maioria estavam na faixa etária entre 61 a 80 anos. Quanto a indicação neste estudo, a maioria teve como diagnóstico o leucoma, seguido por ceratocone e ceratopatia bolhosa (ALMEIDA E SOUZA, 2014)
Outros estudos analisaram dados estatísticos na maioria das regiões brasileiras e concluíram que a principal indicação para transplantar a córnea é o ceratocone (ALMEIDA SOBRINHO et al, 2011).

Discussão e Conclusões

Observa-se que o ceratocone e a ceratopatia são as principais doenças identificadas nos pacientes que tiveram indicação de transplante de córnea.
Aspectos epidemiológicos variam entre as regiões, porém é possível identificar grupos de maior vulnerabilidade e principais problemas que atingem a córnea com necessidade de intervenção cirúrgica. Informações que podem favorecer a prevenção.

Palavras Chave

Transplante de Córnea, Epidemiologia, Perfil de Saúde.

Área

TECIDOS - Córnea

Instituições

EBSERH - Espírito Santo - Brasil

Autores

VALERIA SOARES ROCHA VAERIA SOARES Soares da Rocha, Gilmara Barbosa de Melo Barbosa de Melo Silva