Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLOGICO DE DOADORES DE ORGÃOS E TECIDOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITARIO

Introdução

A Portaria de consolidação 4 de 2017, dispõe sobre as atribuições das CIHDOTTs para as boas práticas no processo de doação de órgãos e tecidos. Uma de suas diversas tarefas é realizar os indicadores de doação e traçar o perfil de seus potenciais doadores e doadores efetivos. Este estudo visa descrever o perfil de doadores de um hospital de ensino.

Material e Método

Estudo qualitativo, transversal baseado nas informações coletadas nos dados da CIHDOTT de um Hospital Universitário no período de Janeiro de 2016 a Janeiro de 2018. As variáveis descritas foram sexo, idade, causa de óbito, etnia, comorbidades prévias, quantidade de órgãos captados e órgãos captados.

Resultados

No período de 3 anos, houveram 138 notificações de ME sendo 40 doadores efetivos. Destes, 57% eram homens, idade média de 53 anos, com causa de morte vascular (AVC ou HSA). Em 79% dos óbitos, havia HAS como comorbidade prévia, e em 34% destes, havia também a presença de DM. Foram retirados um total de 98 órgãos viáveis para transplantes, entre coração, figado, pulmões, pancreas e rins, uma média de 2,4 órgãos por doador.

Discussão e Conclusões

A análise de dados neste período foi realizada a fim de estudar uma possivel mudança no perfil de doadores do hospital universitario da UNIFESP. O perfil converge com os dados estaduais e da OPO de referencia. Porém, neste mesmo período, pode-se notar a alteração de perfil de doadores, devido a dificuldades financeiras e fechamento do pronto socorro do mesmo hospital. Alem de afetar diretamente o numero de notificações de ME, a contra-referencia de trauma para outros hospitais alterou o perfil de doadores que antes eram jovens e com causa de morte por TCE, sem comorbidades previas e com numero de órgãos captados maior que 3.

Palavras Chave

doação de órgãos, doador efetivo, cihdott

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SAO PAULO - São Paulo - Brasil

Autores

FLÁVIA MARIA VIANA FÍGARO, THAÍS CANTÃO DE SOUZA, ALESSANDRA DUARTE SANTIAGO, BARTIRA AGUIAR ROZA, BÁRBARA SCHMIDT CAMARGO, SAMARA SERPA FERREIRA, FLAVIA REZENDE, RAYANE VIEIRA FONSECA ALMEIDA