Dados do Trabalho


Título

IMPACTO DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA CIHDOTT NO NÚMERO DE NOTIFICAÇÕES E DOADORES EFETIVOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Introdução

Em 2005 A Portaria 1752 é criada e determina a constituição da CIHDOTT em hospitais com mais de 80 leitos que atendem urgencia e emergencia ou serviços quem contém unidade de internação crítica. Posteriormente, a Portaria 1.262 de 2006 aprova o regulamento técnico que estabelece deveres, indicadores de eficiencia e do potencial de doação de órgãos e tecidos relacionados a CIHDOTT.

Material e Método

Estudo quantitativo, retrospectivo, exploratório, baseado nos dados de 2015 a 2018 da CIHDOTT de um hospital universitário, incluindo dois anos de pré implantação e dois anos pós implantação da comissão. Foram utilizadas as variaveis: número de notificações, doadores efetivos, recusa familiar, PCR .

Resultados

Houve um aumento de 128% no numero de doadores efetivos ( de 7 doadores em 2015 para 16 doadores em 2018) e de 41% no número de notificações de ME. As taxas de recusa baixaram significativamente (de 48 para 28%) e não houve perda de potencial doador por PCR , após a implementação da CIHDOTT.

Discussão e Conclusões

O exercício de um profissional qualificado exclusivo para atividades voltadas a doação de órgãos na CIHDOTT de um hospital, modifica os indicadores de doação e gera maior rentabilidade ao hospital quando se tem o devido cumprimento das atribuições a ela dadas. Em apenas dois anos de implementação da CIHDOTT, nota-se o aumento significativo no numero de pacientes identificados como potenciais doadores e ausencia de perda dos mesmos por falha na manutenção hemodinamica, gerando mais e melhores doadores para as pessoas que aguardam um órgão no cadastro técnico único, bem como capital para o hospital.

Palavras Chave

doação de órgãos; cihdott; doador de órgãos

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SAO PAULO - São Paulo - Brasil

Autores

Bárbara Schmidt Camargo, Samara Serpa Ferreira, Flavia Maria Viana Figaro, Flavia Rezende, Rayane Vieira Fonseca Almeida, Thais Cantão Souza, Bartira de Aguiar Roza, Alessandra Duarte Santiago