Dados do Trabalho
Título
Indicadores epidemiológicos relacionados ao transplante hepático no Paraná.
Introdução
O transplante de fígado é um dos procedimentos mais complexos da cirurgia moderna. Seu sucesso depende de uma completa infraestrutura hospitalar, e de uma equipe multiprofissional treinada (MILLER et al, 2017). Com base nisso é importante a monitorização desses pacientes no período pré, trans e pós-operatória de transplante hepático, uma vez que existe algumas complicações nesses períodos.
Material e Método
Trata-se de um estudo descritivo e exploratória. Segue uma linha exploratória uma vez que tenta entender por meio de pesquisa e dados um determinado assunto e ter mais familiaridade com o problema (LAKATOS; MARONI, 2010)
Resultados
O Paraná segundo os dados foi realizado 265 transplantes no mesmo ano, mas existe uma lista de espera de 156 pacientes aguardando. Além disso o estado necessita realizar 281 transplantes, mas são realizados apenas 265.
Discussão e Conclusões
Pode se concluir a importância de estruturação e equipes preparadas para atender essa demanda. Analisando os dados apresentados pode-se notar que ainda precisa-se avançar para comportar a lista de espera no estado do Paraná, além de assistência para recuperação adequada após o transplante.
Palavras Chave
Transplante hepático; epidemiologia ;Fígado
Área
FÍGADO - Registros/Resultados do Centro
Instituições
EBSERH - Paraná - Brasil
Autores
VALERIA SOARES ROCHA VAERIA SOARES Saores Rocha, Gilmara Barbosa de Melo Barbosa de Melo Silva