Dados do Trabalho


Título

Importância da Detecção Precoce do Poliomavirus Humano BK em Pacientes Transplantados Renais

Introdução

A nefropatia causada pelo poliomavirus humano BK (BKVN) é uma importante causa de disfunção do enxerto entre pacientes transplantados renais. O diagnóstico tardio geralmente está associado a uma pobre resposta ao tratamento, rejeição ao enxerto e evolução para doença renal crônica em mais de 50% dos casos. Dessa forma, a realização do screening para detecção precoce da replicação do vírus BK nos receptores e doadores de transplante renal tem se mostrado uma grande aliada na prevenção da BKVN.
O presente trabalho tem como por objetivo apresentar os resultados de um protocolo de screening para polioma virus em pacientes transplantados renais por meio da pesquisa de decoy-cells em exame citopatológico de urina.

Material e Método

Foram realizadas coletas de citopatológico de urina semanais até o terceiro mês, coletas mensais ate o sexto mês e a partir do sexto mês são feitas a cada três meses até o segundo ano de transplante. Utilizamos o método de Papanicolau com fixação em álcool, sendo tomado como resultado positivo pelo menos 5 células com efeito citopático.

Resultados

Analisamos todos os pacientes transplantados desde fevereiro de 2016 ate dezembro de 2018, até o momento temos uma prevalência 15,7% para decoy-cells e 1,4% para nefropatia por polioma virus.

Discussão e Conclusões

O primeiro estágio da BKVN é a virúria, quando é possível detectar a presença do vírus na urina, geralmente após 4 semanas do transplante. Nessa fase, já é possível rastrear os pacientes suscetíveis por meio de análise citopatológica ou PCR viral da urina. Optamos pela pesquisa de decoy-cells, por ser um método com alta sensibilidade e especificidade, 99% e 95% respectivamente, alto valor preditivo negativo e essencialmente por se tratar de um exame de baixo custo, o que tornou o protocolo viável.

Palavras Chave

Decoy-cells, polioma virus, BK virus

Área

RIM - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Hospital Evangélico Mackenzie de Curitiba - Paraná - Brasil

Autores

Carolina Maria Pozzi, Ana Maria Tuleski