Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DE SOBREVIDA DE PACIENTES TRANSPLANTADOS EM DIFERENTES TIPOS DE ÓRGÃOS

Introdução

O Estado do Paraná vem destacando-se nas taxas de potenciais doadores e doadores efetivos, onde atingiu no período de janeiro a março de 2018, a segunda colocação correlacionando aos índices Brasileiros. Existem poucos estudos brasileiros que analisam a sobrevida em mais de um tipo de órgão comparando o desfecho final no mesmo período, com isso este estudo tem o objetivo de analisar a sobrevida em pacientes transplantados no estado do Paraná em diferentes tipos de órgãos, comparando o desfecho final.

Material e Método

Trata-se de um estudo longitudinal, com abordagem quantitativo, realizado no período de 2015 a 2017, em pacientes que receberam transplantes no Estado do Paraná, dos seguintes órgãos: Coração, Fígado, Córnea, Pâncreas e Rins. A análise de sobrevivência de Kaplan-Meier foi utilizada para determinar o tempo médio de vida dos pacientes transplantados em geral.

Resultados

Foram analisados 1464 pacientes transplantados no período do estudo, destes 58% foi transplante de rim. O sexo masculino teve uma dominância de 61% do total de transplantes realizados, e destes 58% receberam o transplante de rim. Observou-se também uma taxa de 26,4% de óbitos após a cirurgia e o órgão com menor taxa de censura foi o pâncreas (16,70%) e maior taxa de censura o coração (52,30%). Ao analisar a taxa de sobrevivência o órgão que obteve em menor tempo um número maior de óbitos e/ou menor taxa de sobrevivência foi o coração, seguido do fígado duplo, fígado isolado, pâncreas/rim, rim e por último pâncreas.

Discussão e Conclusões

O órgão que teve maior porcentagem de óbitos e em menor tempo foi o coração. Com isso, políticas públicas precisam ser reformuladas para prevenir o aparecimento de doenças cardíacas e consequentemente diminuir o índice de transplantes por esse órgão.

Palavras Chave

Transplante de Órgãos; Sobrevida; Qualidade de vida.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

SANTA CASA DE PARANAVAÍ - Paraná - Brasil

Autores

Aline Barbieri, Marcia Angelo dos Santos, Renata Alécio, Kely Paviani Stevanato, Heloá Costa Borim Christinelli, Dandara Novakowski Spigolon, João Felipe Scheidt, Maria Antônia Ramos Costa