Dados do Trabalho


Título

Ambiguidade relacionada às expectativas positivas e possibilidades de complicações no transplante renal: um relato de caso

Introdução

O transplante renal é a primeira escolha entre os tratamentos para insuficiência renal crônica. Este processo pode trazer dificuldades em aspectos psicológicos do paciente.

Material e Método

Trata-se de relato de caso. Paciente do sexo masculino, 31 anos, representante comercial, porém afastado por invalidez, casado, natural do interior de São Paulo. Portador de Insuficiência Renal Crônica, em tratamento dialítico por 2 anos e meio e internado em pós-transplante imediato. Realizou transplante em um centro transplantador de São Paulo.

Resultados

Paciente relata acerca das frustrações e dos sonhos adiados em razão da IRC tais como ser pai e poder trabalhar. Quando questionado sobre o momento do diagnóstico, o paciente refere que sentiu muita revolta e medo por tudo o que estava passando, relatando que no momento da descoberta da doença, tentou encontrar um culpado para a situação vivenciada. Conta que afastou-se de sua religião, familiares, amigos e atualmente está tentando se reencontrar.
Após a realização do transplante renal, o paciente relata ambiguidade de sentimentos relacionados as expectativas positivas e as possibilidades de complicações. Ao ser questionado a respeito dos atuais sentimentos em relação ao transplante, o paciente conta que se sente “feliz e preocupado ao mesmo tempo” (sic), fala sobre as dificuldades enfrentadas na internação, a saudade da esposa, da rotina anterior ao diagnóstico e o desejo de “poder retomar minha vida de onde parou” (sic).

Discussão e Conclusões

O presente relato de caso traz as ambivalências presentes no transplante renal, o desejo de retorno à vida cotidiana e os medos que acompanham este processo. O acompanhamento multiprofissional faz-se fundamental para auxiliar o paciente a passar pelo pós-transplante.

Palavras Chave

transplante renal, psicologia, aspectos psicossociais

Área

MULTIDISCIPLINAR - Psicologia/Serviço Social

Instituições

HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO - São Paulo - Brasil

Autores

THAINÁ TESTI XAVIER , CAROLLINE MARA VELOSO RANGEL , ELEN ALMEIDA ROMÃO